21.8 C
Campo Grande
sábado, 10 de maio, 2025
spot_img

Fumaça branca ou preta? veja o que está previsto para o segundo dia do Conclave

Os cardeais estão reunidos nesta quinta-feira (8) no Vaticano para o segundo dia do conclave, processo que definirá o novo papa por meio de votação secreta. A expectativa gira em torno das próximas rodadas de votação e da possibilidade de que, finalmente, uma fumaça branca indique a eleição do sucessor de Pedro.

Na quarta-feira (7), primeiro dia do conclave, foi realizada uma única votação, que terminou sem consenso entre os cardeais. Como resultado, a tradicional fumaça preta surgiu da chaminé da Capela Sistina no fim da tarde, sinalizando que nenhum dos 133 eleitores obteve os dois terços dos votos necessários (pelo menos 89) para ser escolhido papa.

Nesta quinta, os cardeais poderão votar até quatro vezes — duas pela manhã e duas à tarde. Os horários em que a fumaça pode ser vista (sempre no horário de Brasília) são:

  • 5h30 – Haverá fumaça somente se um novo papa for eleito (fumaça branca).
  • 7h – Se houver consenso, a fumaça será branca; caso contrário, sairá fumaça preta.
  • 12h30 – Novamente, só haverá fumaça se um papa for eleito (fumaça branca).
  • 14h – Se um novo pontífice for escolhido, a fumaça será branca; se não houver acordo, será preta.

Caso não haja definição na primeira votação da manhã, nenhuma fumaça será liberada nesse momento. A liberação ocorre somente após a segunda rodada do período, com fumaça branca (se eleito um papa) ou preta (se não houver resultado). Esse mesmo esquema se repete no período da tarde.

Como foi o primeiro dia

O conclave teve início na quarta-feira às 17h45 no horário local (12h45 em Brasília), com a cerimônia de juramento de sigilo dos cardeais na Capela Sistina, ao som do tradicional canto em latim Veni Creator Spiritus. Logo após, foi proclamado o extra omnes — “todos para fora” —, momento que marca o início do isolamento absoluto dos eleitores.

Antes da cerimônia, a emissora estatal italiana RAI informou que os sinais de celular haviam sido cortados às 15h (10h em Brasília), como parte dos rígidos protocolos de segurança e confidencialidade do conclave.

A primeira votação, realizada ainda na quarta, terminou sem consenso, com fumaça preta subindo pela chaminé e adiando a expectativa global por um novo papa. Até que isso ocorra, os cardeais seguem hospedados na Casa Santa Marta, dentro do Vaticano, sem qualquer contato com o mundo exterior.

Fale com a Redação