A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), promove neste sábado, 10 de maio, a abertura oficial da mobilização nacional do Dia D de Vacinação contra a Influenza, com evento marcado para às 8h no Parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho. A solenidade contará com a presença de autoridades municipais, estaduais e representantes do Ministério da Saúde.
A ação tem como objetivo ampliar o acesso da população à vacina contra a gripe, especialmente para pessoas que enfrentam dificuldades em se vacinar durante a semana por compromissos de trabalho ou outras limitações.
Para garantir a maior cobertura possível, a prefeitura ativará dois drives de vacinação, sendo um no Parque Ayrton Senna, com funcionamento das 8h às 17h, e outro no Quartel do Corpo de Bombeiros, no Centro, operando das 8h às 16h. O drive do Ayrton Senna contará com cinco guichês para atendimento tanto de pedestres quanto de pessoas em veículos.
“Essa é uma alternativa para facilitar o acesso à vacinação de toda a população a partir dos seis meses de idade”, destacou a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite.
Além dos drives, 13 unidades de saúde em todas as regiões urbanas de Campo Grande funcionarão em horário especial, das 8h às 17h, sem interrupções para o almoço. A estrutura contará com reforço nas equipes e na reposição de doses ao longo do dia.
De acordo com a superintendente de vigilância em saúde e ambiente, Veruska Lahdo, a logística foi planejada para garantir agilidade. “Cada guichê contará com três técnicos de enfermagem, que vão se revezar na aplicação das doses e digitação das informações”, explicou.
Locais e horários de vacinação
Drive-Thru
- Parque Ayrton Senna – 8h às 17h
R. Jornalista Valdir Lago, 512 – Conj. Aero Rancho - Quartel do Corpo de Bombeiros – 8h às 16h
Rua 14 de Julho, Centro
Unidades de Saúde (8h às 17h, salvo observações)
- Imbirussu: USF Silvia Regina, USF Serradinho
- Anhanduizinho: USF Dona Neta, USF Paulo Coelho, USF Los Angeles
- Bandeira: E.M Oliva Enciso (8h às 11h), USF Tiradentes (12h às 17h)
- Lagoa: USF Santa Emília, USF Coophavila
- Segredo: USF Nasser, USF Jardim Presidente
- Prosa: USF Noroeste
- Centro: USF 26 de Agosto
A mobilização nacional busca acelerar a imunização contra o vírus Influenza, que pode causar complicações graves, especialmente em crianças, idosos e pessoas com comorbidades. A vacina está disponível para todos com mais de seis meses de idade.