25.4 C
Campo Grande
domingo, 18 de maio, 2025
spot_img

Em 2025, dia mundial da doação de leite humano enfatiza importância do gesto solidário

Celebrado na segunda-feira (19), o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, organizado pela Rede Global de Bancos de Leite Humano, tem como slogan este ano “Doação de Leite Humano: um gesto humanitário que alimenta esperança”. A data destaca a importância da amamentação e do ato de doar leite materno, fundamental para a saúde dos recém-nascidos.

Em Dourados, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), mantém um Banco de Leite que acolhe mães de bebês internados, lactantes hospitalizadas e também doadoras externas. Em 2024, o banco realizou 1.472 visitas domiciliares, coletando 1.501 litros de leite materno de 1.564 doadoras.

“A doação de leite humano é essencial, especialmente para os recém-nascidos internados em unidades neonatais. O leite materno é o alimento mais completo e seguro, sobretudo para prematuros e bebês de baixo peso, reduzindo significativamente o risco de infecções graves. Quando a mãe não pode amamentar, o leite doado é a melhor alternativa, pois contém anticorpos que protegem contra diversas doenças. Além disso, bebês que recebem leite materno têm desenvolvimento mais rápido e menos complicações, possibilitando alta hospitalar antecipada e reduzindo custos”, explica a nutricionista e chefe da Unidade de Nutrição Clínica do HU-UFGD, Érika Leite Ferraz Liborio.

Estoques ainda baixos e demanda crescente

Apesar das doações, o Banco de Leite do HU-UFGD, assim como a maioria dos bancos no Brasil, enfrenta dificuldades com estoques baixos. Atualmente, 26 bebês internados nas Unidades de Cuidados Intermediários Neonatais e UTI Neonatal dependem do leite materno, consumindo cerca de 2 litros por dia. O estoque atual é suficiente para apenas 15 dias.

Para doar, as mães podem ligar para o telefone (67) 3410-3002 ou enviar mensagem pelo WhatsApp (67) 99102-4146 para agendar a coleta em domicílio. Também é possível fazer a extração diretamente no Banco de Leite, procedimento que dura cerca de 15 minutos. Em ambos os locais, uma equipe especializada orienta sobre higiene, extração e armazenamento do leite.

Fale com a Redação