Mais que um evento, um marco anual na defesa do municipalismo. Na segunda-feira (19), até o dia 22, a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) volta a liderar a caravana de prefeitos e prefeitas rumo à capital federal, reforçando a presença sul-mato-grossense na XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que este ano traz o tema “Autonomia Municipal: a força que transforma o Brasil”.
Organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o evento reúne anualmente milhares de gestores públicos em Brasília e se consolidou como o maior encontro municipalista da América Latina. A edição de 2025 promete ser mais uma oportunidade histórica de mobilização em defesa de um pacto federativo mais justo, com foco na descentralização e no fortalecimento da administração local.
Para o presidente da Assomasul, Thalles Tomazelli, a participação dos gestores sul-mato-grossenses é estratégica: “A Marcha é o momento de mostrarmos a força dos municípios. Prefeitos e prefeitas são quem conhece de perto a realidade da população. Por isso, precisam de voz ativa, de mais autonomia e condições para fazer gestão. Como todos os anos, estaremos juntos, com nossa equipe técnica ao lado dos gestores, dando suporte e fortalecendo a presença de Mato Grosso do Sul.”
Piso político e Arenas Técnicas: dois espaços, múltiplas vozes
Com uma estrutura dividida em dois andares no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), a Marcha contempla o piso político — onde acontecem os debates centrais com presença de líderes dos Três Poderes — e mais de 45 arenas dedicadas a discutir os desafios e soluções da gestão local.
Profissionais renomados, casos de sucesso e boas práticas municipais compõem a agenda, transformando o espaço em um verdadeiro laboratório de inovação pública. Por lá, os gestores também poderão explorar a segunda parte da Feira de Expositores, recheada de novidades para o setor.
Estão previstas as participações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente da Câmara, Hugo Motta, do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, além de ministros e outras autoridades.
União que transforma
Com o tema “Autonomia Municipal: a força que transforma o Brasil”, a XXVI Marcha reforça que é nos municípios que tudo começa. E quando os gestores se unem, compartilham experiências e fortalecem suas pautas, o país inteiro avança.
Todos os anos, a equipe da Assomasul acompanha os prefeitos e prefeitas do Mato Grosso do Sul, oferecendo suporte institucional e operacional durante toda a Marcha. Isso inclui desde o credenciamento, agendamento de reuniões e acompanhamento técnico, até o suporte logístico com a organização de voos, translados e deslocamentos em Brasília, garantindo tranquilidade e eficiência à delegação sul-mato-grossense.