21.8 C
Campo Grande
sábado, 24 de maio, 2025
spot_img

Conferência debate políticas públicas para população LGBTQIAPN+ de 15 municípios

A 2ª Conferência Regional LGBTQIAPN+ foi aberta na manhã desta sexta-feira (23), em Dourados, com o objetivo de discutir e propor políticas públicas voltadas às reais necessidades da população LGBTQIAPN+ do município e de outras 14 cidades da região sul de Mato Grosso do Sul. O evento, realizado na Câmara Municipal, é promovido pela Prefeitura de Dourados, por meio da Coordenação de Direitos Humanos e Cidadania e da Coordenadoria de Políticas Públicas da Diversidade Sexual.

Com programação prevista até o final da tarde, a conferência conta com mesas temáticas, palestras, debates, apresentações culturais e a elaboração de propostas que serão encaminhadas à etapa estadual. A palestra magna foi ministrada pela psicóloga Gabrielly Antonietta Lima da Silva, coordenadora do Centro Estadual de Cidadania LGBTQIA+ e especialista em Saúde Mental.

A história da população LGBTQIAPN+ no Brasil é marcada por lutas constantes, mas também por conquistas significativas nas últimas décadas. A criminalização da homofobia e da transfobia, o direito ao casamento civil igualitário, o reconhecimento do nome social e o avanço da inclusão em espaços institucionais são exemplos de avanços fruto da mobilização e do diálogo com o poder público. Apesar disso, os desafios persistem, e eventos como a Conferência reafirmam a importância de manter ativa a luta por uma sociedade mais justa, equitativa e acolhedora.

Conferência debate políticas públicas para população LGBTQIAPN+ de 15 municípios
Cláudia Rosa Assumpção é coordenadora de Políticas Públicas da Diversidade Sexual de Dourados

“Trata-se de um momento estratégico para fortalecer o debate público, ampliar a escuta das demandas da população LGBTQIAPN+ e construir propostas concretas que assegurem mais dignidade, respeito e oportunidades para essa parcela da sociedade”, destaca Cláudia Rosa Assumpção, coordenadora de Políticas Públicas da Diversidade Sexual de Dourados.

A conferência regional também serve como etapa preparatória para a 4ª Conferência Nacional LGBTQIAPN+, prevista para ocorrer ainda este ano em Brasília, consolidando o compromisso com a construção de políticas públicas efetivas e inclusivas em todos os níveis.

Fale com a Redação