Com cinco dias de agenda e a visita a seis CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), em áreas de Campo Grande, as primeiras edições do PRIMT Itinerante foram um sucesso. O Projeto do Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho teve bateu seu recorde histórico de atendimentos, totalizando 580. Nesta segunda-feira (26), os atendimentos foram realizados nos CRASs do Canguru e Moema resultando em 181 atendimentos somente hoje.
“Números que falam por si, demonstrando o acerto em ouvirmos a população quanto a esse apelo. Estratégia bem confirmada na execução do PRIMT Itinerante, em ações que validam ainda mais o nosso compromisso no programa de atender bem as pessoas”, citou, o diretor-presidente da Funsat (Fundação Social do Trabalho), no balanço das atividades, que reuniu 580 atendimentos.
De acordo com a organização da etapa de triagens, o resultado registrado em cada região foi o seguinte: em 20 de maio, o CRAS Aero Rancho realizou 152 atendimentos; em 21 de maio, o CRAS Vida Nova contabilizou 122 atendimentos; em 22 de maio, o CRAS Noroeste atendeu 72 pessoas; em 23 de maio, o CRAS Vila Gaúcha somou 53 atendimentos; e, por fim, hoje foram registrados 122 atendimentos no CRAS Canguru e 59 no CRAS Moema.
Na última chamada para análise de inscrições, Ari Tavares da Silva (59 anos) foi até o Itinerante da Fundação para tentar uma vaga no programa. “Só consegui porque foi na minha região. Desempregado, o dinheiro fica contado pra tudo, e se fosse lá no Centro não daria para concorrer”, falou o morador do Jardim Los Angeles.

Suellen da Conceição veio do Lagoa Dourada para a ação. “Excelente a proposta da Funsat. Mais perto de casa, é muito melhor, pois deu pra vir de forma mais organizada para a fila. E achei o atendimento muito bom também”, explicou a candidata, de 25 anos.

Já do Universitário partiu bem cedo Guynnyver Ellen Almeida (21 anos). “Era o último dia, por isso escolhi chegar antes do portão abrir. E, no final de semana, cuidei de reunir toda a documentação que pedem. Espero que dê certo essa seleção”, avaliou, confiante com a experiência.

Mesmo bairro onde reside Ericka Ferreira Crivelaro Pires, candidata que buscou no CRAS Moema a sua avaliação. “Quando teve esse ano lá na Funsat, não consegui ir. Fica complicado ir lá no Centro, tanto para garantir a senha quanto pelo tempo do atendimento. Aqui não, foi tudo muito rápido e bem orientado”, disse a candidata de 26 anos.

Para Rafael Recaldes Dias (22 anos), o caminho foi das Moreninhas até a triagem do Serviço Social da Funsat. “Vim pronto para ser aprovado. Na televisão vi sobre o quanto é importante ter a documentação certa e estar no perfil. Senão, vir para a fila não adiantaria nada. Preciso do PRIMT para trabalhar e também melhorar meu currículo”, contou.

De mais longe, veio João Silvio dos Santos. “Lá na minha região divulgaram bastante sobre todas as ações deste cadastramento do PRIMT. Porém, o único dia que pude comparecer foi nesta segunda-feira. Tomara que continuem com essa alternativa de levar esse atendimento aos bairros sempre”, comentou o morador do Anhanduizinho, de 53 anos.
Proposta que também Evelyn Lietty (21 anos) aprova como tendência. “Mais bairro e menos centralização dos serviços. Pra mim, foi fundamental ter acesso a esse cadastramento na minha região. E acredito que outras pessoas também tenham gostado desta alternativa. Gostaria que a Prefeitura mantivesse esse compromisso”, disse a candidata da Comunidade Homex, na primeira tentativa de entrar no PRIMT.
Segundo a diretora social e de Empreendedorismo da Funsat, Catyuce Thays Silva de Lima, os concorrentes às 300 vagas do Cadastro Reserva devem agora ficar atentos a duas datas.
“No dia 28 de maio, quarta-feira, faremos a divulgação da lista das inscrições aprovadas. Relação que, após prazo para recursos, antecede a convocação oficial para a inserção no programa. Esta comunicação será feita também pelo Diogrande, na segunda-feira, dia 2 de junho. Aconselhamos também que o candidato busque orientações no CRAS mais perto da sua casa”, avisa.

Para mais informações sobre questões do PRIMT, entre em contato pelo telefone (67) 4042-0585, no ramal 5933 (Serviço Social), das 7h às 11h e das 13h às 17h. O setor responsável pelo programa fica no 2º andar da sede da pasta, na Rua 14 de Julho, 992, Vila Glória.