16.8 C
Campo Grande
sábado, 5 de julho, 2025
spot_img

Morre o ex-presidente da OAB-MS, Augusto José Corrêa da Costa, aos 87 anos

Será cremado nessa terça-feira (1º) o corpo do ex-presidente da seccional de Mato Grosso do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS), Augusto José Corrêa da Costa. Ele faleceu na segunda-feira (30), aos 87 anos, mas a causa ainda não foi divulgada pela família.

O advogado esteve à frente da instituição representativa local durante os anos de 1981 a 1982, reconhecido por um legado brilhante. Foi durante a sua gestão que se viabilizou a construção da primeira sede própria da OAB-MS, na Rua José Santiago. O trabalho foi reconhecido com a Medalha Heitor Medeiros, maior honraria da seccional.

De família tradicional na política regional, Augusto era sobrinho do ex-governador Fernando Corrêa da Costa e primo e padrinho da senadora Tereza Cristina (PP). A última aparição pública do ex-presidente foi em julho de 2024, nos 30 anos do Estatuto da Advocacia, quando discursou em prol do papel essencial dos advogados na construção da justiça.

Luto

A OAB/MS decretou luto. “Doutor Guto, como era carinhosamente chamado pelos amigos, foi um presidente espetacular. Tive a honra de homenageá-lo no ano passado, e ele fez um discurso memorável que jamais esquecerei. A advocacia de Mato Grosso do Sul está enlutada”, declarou o presidente Bitto Pereira.

O Conselheiro Federal Mansour Elias Karmouche, que também é Membro Honorário Vitalício, destacou a importância de Corrêa da Costa para a advocacia sul-mato-grossense. “Foi um presidente à frente do seu tempo, com sua nobreza, seu tratamento diferenciado, ajudou a construir a nossa gloriosa instituição com seus ensinamentos.”

Fale com a Redação