19.8 C
Campo Grande
sábado, 12 de julho, 2025
spot_img

Detran de MS registra mais de 447 mil mensagens trocadas com assistente virtual Glória

De segunda a segunda, a qualquer hora do dia ou da noite, uma atendente virtual simpática e eficiente vem transformando a forma como os cidadãos de Mato Grosso do Sul se relacionam com o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito). Batizada de Glória, ela já está na agenda de WhatsApp de mais de 11,2 mil sul-mato-grossenses desde seu lançamento oficial, em maio de 2025.

Com uma impressionante marca de mais de 447 mil mensagens trocadas, sendo 151 mil só em maio e 118 mil em junho, a Glória não apenas atende um alto volume de usuários, como também mantém uma interação intensa e qualificada. Inspirada na mulher sul-mato-grossense — simpática, acolhedora e prática —, seu nome faz referência à expressão popular “ôh, Glória”, usada quando uma situação burocrática é resolvida, além de incorporar o “IA” de inteligência artificial que permite à assistente memorizar vocabulários e os dados mais acessados.

A taxa de interação da Glória é impressionante: 99,88% dos usuários que iniciam o atendimento permanecem até o fim. De mais de 11 mil pessoas atendidas, apenas 13 interromperam a conversa, resultando numa taxa de rejeição praticamente nula, de 0,12%. Além disso, cerca de 26% dos usuários retornaram para novos atendimentos, totalizando quase 3 mil contatos recorrentes.

Apesar do atendimento humanizado ocorrer apenas em dias úteis, das 8h às 18h, a Glória está ativa 24 horas por dia, inclusive fins de semana e feriados. Nesse período, muitos cidadãos aproveitam para consultar pontuação na CNH, verificar infrações, vencimentos e débitos, demonstrando autonomia e utilidade da assistente virtual mesmo fora do horário comercial.

Segunda-feira é o dia com maior movimentação

As mensagens trocadas com a Glória são mais frequentes no início da semana, com a segunda-feira liderando a demanda, média de 326 contatos, seguida por terça e quarta-feira, com 307 e 286, respectivamente. Os dados indicam que o cidadão sul-mato-grossense tem adotado a assistente digital como primeira opção para resolver pendências logo ao começar a semana.

Novas funcionalidades a caminho

A Diretoria de Tecnologia da Informação do Detran-MS já trabalha para ampliar as funções da Glória, incluindo mais consultas relacionadas a veículos e a ampliação do horário do atendimento humanizado, atualmente restrito ao horário comercial.

Quer gerar uma guia ou saber a situação da sua habilitação ou do seu veículo? A Glória resolve. Para começar, basta adicionar o número (67) 3368-0500 na agenda do seu celular e enviar uma mensagem pelo WhatsApp.

Glória é mais do que uma assistente virtual: é um novo jeito de atender bem, com a cara e a hospitalidade do Mato Grosso do Sul.

Fale com a Redação