Com os processos seletivos para ingresso no ensino superior cada vez mais próximos, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) oferece uma nova oportunidade para quem quer se preparar com qualidade. Estão abertas até o dia 21 de julho as inscrições para o processo seletivo que oferece 100 novas vagas no Cursinho UFMS 2025. As provas do Vestibular e do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) acontecem nos dias 7 e 14 de dezembro, respectivamente.
O Cursinho é voltado a estudantes que estão cursando ou já concluíram o ensino médio, com foco na preparação para o Enem, Vestibular UFMS e PASSE. As aulas são totalmente on-line, ao vivo e ficam gravadas para acesso posterior no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Universidade. A taxa de matrícula é única, no valor de R$ 250, e dá acesso ao conteúdo durante todo o ano, sem mensalidades.
De acordo com o coordenador do cursinho, Edivaldo Araújo, além de possibilitar o acompanhamento em tempo real, o modelo permite revisão constante dos conteúdos. “O Cursinho possibilita uma preparação voltada ao perfil da prova do Vestibular UFMS. Todas as aulas são síncronas e ficam disponíveis para o aluno rever. É uma grande vantagem para quem busca reforço em determinadas áreas”, afirma.
As disciplinas oferecidas abrangem todo o conteúdo cobrado nos principais exames, com aulas de Matemática, Humanas, Inglês, Biologia, Física, Química, Linguagens e Redação. Os conteúdos são ministrados por professores especialistas, mestres e doutores, com o apoio de técnicos-administrativos e estudantes da própria universidade. As aulas ocorrem de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h, e às sextas, das 19h às 21h.
A pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte da UFMS, Lia Brambilla, destaca o impacto social do projeto. “O Cursinho UFMS desempenha um papel estratégico na promoção da inclusão social e na democratização do acesso ao ensino superior. Atuamos diretamente na redução das desigualdades educacionais, empoderando jovens com ferramentas para alcançar a universidade. É uma das expressões mais concretas do compromisso da nossa universidade”, afirma.
Desde sua reformulação, o projeto vem colhendo resultados expressivos. Somente nos últimos quatro anos, mais de dois mil alunos passaram pelo Cursinho. Iniciado em 1990 de forma presencial, o projeto agora se estrutura em formato remoto e atende estudantes de todo o Brasil. Em 2025, a turma começou com 800 alunos, sendo quase 100 de fora do estado. Vinte por cento dos participantes foram isentos da taxa de matrícula.
Outro diferencial é a identidade extensionista do projeto, que envolve diretamente a comunidade universitária. “O Cursinho é conduzido por técnicos, estudantes e professores da Universidade, o que garante não apenas conteúdo atualizado e alinhado aos exames, mas também uma abordagem humanizada e acolhedora. Além disso, o projeto oferece vagas gratuitas para estudantes do CadÚnico e tem um valor acessível para os demais”, reforça a pró-reitora.
As inscrições para o processo seletivo estão disponíveis no site cursinho.ufms.br.