25.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 14 de julho, 2025
spot_img

Diálogos sobre internacionalização e oportunidades para empresárias de MS marcam Summit Femedi

Empreendedoras, especialistas e autoridades de Mato Grosso do Sul se reuniram na sede do Sebrae/MS, em Campo Grande, na sexta-feira (11) e no sábado (12), para dialogar sobre internacionalização, sustentabilidade e posicionamento global de negócios liderados por mulheres. Os debates fizeram parte da programação do Summit Femedi, promovido pela Federação das Mulheres no Desenvolvimento Internacional (Femedi) e correalizado pelo Sebrae/MS.

Um dos assuntos trazidos para o evento foi o momento econômico de Mato Grosso do Sul como oportunidade para o desenvolvimento de negócios e fomento ao empreendedorismo feminino, destacado pelo titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, Jaime Verruck.

“Temos duas pautas extremamente relevantes em discussão: o trabalho contínuo de estímulo ao empreendedorismo feminino, que é fundamental, e a internacionalização. Mato Grosso do Sul já exporta para cerca de 170 países, ou seja, nossos produtos chegam praticamente ao mundo inteiro. No entanto, ainda temos uma participação muito pequena das micro e pequenas empresas nesse processo. O desafio agora é promover essa inserção, levando itens com maior valor agregado ao mercado internacional. Precisamos criar uma identidade e essa integração entre os temas — empreendedorismo feminino e internacionalização — é o caminho para desenvolvermos pequenos negócios com alcance global”, esclareceu Verruck.

Diálogos sobre internacionalização e oportunidades para empresárias de MS marcam Summit FemediJaime Verruck, Angélica Fontanari, Rafaela Capelari e Sandra Amarilha participaram da abertura do Femedi Summit.

Na data, a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, destacou o trabalho que vem sendo realizado pela instituição para contribuir com o acesso das micro e pequenas empresas ao mercado internacional. “Temos três prioridades estratégicas muito claras no Sebrae: o fortalecimento do empreendedorismo feminino, a internacionalização com acesso a mercados e o desenvolvimento territorial, com destaque para a Rota Bioceânica. O evento de hoje representa bem essas diretrizes, por isso, contribuímos para esse diálogo como correalizadores. Trabalhamos para que as empreendedoras do nosso Estado possam aproveitar as oportunidades. Com a Jornada Global, do programa Sebrae Delas, por exemplo, levamos 20 mulheres em uma missão para o Chile com o foco na geração de negócios. Agora, seguimos rumo ao Paraguai, com o objetivo de internacionalizar nossas empresas e preparar nossas empreendedoras para atuar em mercados globais”, enfatizou Amarilha.

Durante o evento, a co-founder da Femedi, Rafaela Capelari, ressaltou o papel dos parceiros no fortalecimento do ecossistema empreendedor. “Desenvolvemos este evento com o propósito de conectar mulheres e trazer a perspectiva da internacionalização. Estamos em um ambiente internacional, com a participação de três empresários de fora, justamente para mostrar o potencial que temos — tanto no Brasil quanto no exterior. A ideia é mostrar que é possível. Se hoje ainda não for a melhor iniciativa de fomento ao empreendedorismo feminino, estamos aqui para experimentar, ousar e provar que as mulheres estão no caminho certo”, pontuou.

Diálogos sobre internacionalização e oportunidades para empresárias de MS marcam Summit FemediSandra Amarilha, diretora-técnica do Sebrae/MS, destacou o apoio oferecido pela instituição à empreendedoras que desejam exportar.

Dentre as autoridades presentes, a secretária-executiva da Mulher (Semu), Angélica Fontanari, enalteceu as iniciativas promovidas em prol do empreendedorismo feminino e destacou o trabalho que tem sido realizado pela pasta para promover a inclusão produtiva e trazer oportunidades de geração de renda para mulheres atendidas pela Prefeitura de Campo Grande.

“Eventos como esse, voltado para o fortalecimento das mulheres empreendedoras, é uma iniciativa extremamente válida e necessária. Temos contribuído para o fomento ao empreendedorismo feminino, principalmente, com o funcionamento da Sala da Mulher Empreendedora, a única do Centro-Oeste e a terceira do Brasil. É um trabalho que fazemos junto com o Sebrae para apoiar as mulheres que desejam empreender. Ações como essa, que compartilham conhecimento, valorizam e divulgam o trabalho das mulheres empreendedoras, são fundamentais para impulsionar esse movimento”, completou.

Painéis com histórias inspiradoras

Com ampla programação, o evento destacou as oportunidades trazidas pela Rota Bioceânica, corredor estratégico que conecta Mato Grosso do Sul ao Chile, passando por Paraguai e Argentina, além de trazer histórias inspiradoras de empreendedoras que já acessam o mercado internacional. No “Talk Sebrae – Da virada de chave à exportação”, mediado por Sandra Amarilha, as empresárias Zanir Furtado e Bruna Coelho compartilharam com o público a jornada que traçaram no empreendedorismo rumo à exportação.

De Rio Negro, Zanir é fundadora da marca pantaneira de bolsas que leva o nome dela e que hoje se projeta internacionalmente. Durante o bate-papo, ela compartilhou com o público como começou e ressaltou a importância do acompanhamento que recebeu do Sebrae/MS para a consolidação do negócio.

Diálogos sobre internacionalização e oportunidades para empresárias de MS marcam Summit FemediNo “Talk Sebrae – Da virada de chave à exportação”, empreendedoras atendidas pelo Sebrae contaram histórias de sucesso.

“Nós não fomos educadas para empreender. Então, quando uma mulher decide ousar e seguir esse caminho, ela precisa de apoio, de referências. Compartilhar experiências facilita essa trajetória. Eu mesma só percebi a força disso quando, em 2021, minha história foi contada em uma matéria na Forbes. A partir dali, entendi o impacto que poderia causar na vida de outras empreendedoras. Minha marca já nasceu com o propósito de levar a identidade do Pantanal para o mundo. No começo, as bolsas chegavam a outros países de forma muito informal, até que, em 2022, com o apoio do Sebrae, conseguimos organizar o processo e estruturar a internacionalização de forma profissional. Foi um passo essencial para a evolução da marca”, expôs.

Bruna Coelho, proprietária da marca “A Moda da Bru”, também contou o caminho que percorreu no empreendedorismo. “Comecei vendendo roupas na mala, em Porto Murtinho, e hoje estou exportando minhas peças. Todo o processo de preparação para o mercado internacional — desde a formalização até o envio dos produtos — aprendi por meio do programa Global Delas, do Sebrae”, ressaltou.

Durante o encontro, outras empresárias atendidas pelo Sebrae/MS também compartilharam a trajetória traçada no mundo do empreendedorismo. O “Talk – Do Pantanal para o mundo”, por exemplo, contou com a participação de Beatriz Branco, fundadora da Angi Chocolates, e Beatriz Mattos Castello Branco Cavalheiro, da Ybá Cosméticos.

Conhecimento em pauta

Nos dois dias de evento, as participantes também puderam aprender mais com especialistas convidados. Temáticas como gestão, expansão de negócios, franchising, compliance, governança e ESG também fizeram parte da programação. Dentre os profissionais que levaram orientações ao público esteve a gerente da Unidade de Competitividade e Inovação do Sebrae/MS, Isabella Montello, que falou sobre “Internacionalização de marca, exportação e importação”.

O conhecimento trazido pelo Summit Femedi contribuiu para trazer novas possibilidades às participantes como a empresária russa, Maria Manich. Proprietária da “Leve na Neve”, agora ela começa um novo negócio e ressaltou a importância de participar de eventos como esse para aprender mais e trocar experiências.

Diálogos sobre internacionalização e oportunidades para empresárias de MS marcam Summit FemediEvento também trouxe feira com negócios liderados por mulheres.

“Sou russa, moro no Brasil há quase 18 anos, e neste ano decidi trazer para cá receitas de marshmallows recheados e modelados que fazem sucesso na Europa — especialmente entre as mulheres do frio. Participo desses eventos para trocar ideias, aprender com outras empreendedoras e mostrar meu trabalho. Como ainda sou nova no mercado, essa visibilidade é fundamental para que mais pessoas conheçam e valorizem o que faço”, comentou.

Além das palestras e painéis, o evento promoveu uma feira de negócios com espaço exclusivo para exposição de marcas femininas, com o objetivo de ampliar a visibilidade de empreendimentos liderados por mulheres. A empreendedora Ângela Guinossi, da marca Sinais de Aroma, foi uma das participantes. Na data, ela expôs os produtos que desenvolve, principalmente, a linha para hotelaria, visando clientes da Rota Bioceânica.

“Participar do Summit é uma grande oportunidade para apresentar nossa linha de aromatizadores e entender como inserir nossos produtos na Rota Bioceânica. Iniciativas como essa são fundamentais para fomentar o empreendedorismo feminino. E, em breve, iniciarei uma consultoria com o Sebrae para aprimorar as embalagens e avançar no processo de exportação”, concluiu.

Mais informações sobre iniciativas de apoio ao empreendedorismo realizadas pelo Sebrae/MS e parceiros podem ser obtidas na Central de Atendimento do Sebrae/MS, pelo telefone 0800 570 0800, ou por meio do site ms.sebrae.com.br.

Fale com a Redação