Enquanto muitas famílias enfrentam o desafio de conciliar o recesso escolar com o trabalho, especialistas e instituições ao redor do mundo reforçam os benefícios das colônias de férias na formação integral das crianças. Mais do que lazer, essas atividades promovem bem-estar, sociabilidade e desenvolvimento emocional.
De acordo com um levantamento da American Camp Association (ACA), que avaliou mais de 5 mil famílias, 96% das crianças que participaram de colônias de férias fizeram novos amigos, 92% se sentiram mais confiantes, e 74% enfrentaram medos e desafios pessoais ao longo da experiência. A mesma pesquisa apontou que 70% dos pais notaram aumento da autoestima em seus filhos após o programa.
Outros estudos internacionais, como os publicados pelo NCBI e Harvard Health, indicam que atividades organizadas durante o período de férias escolares ajudam a reduzir sintomas de ansiedade e depressão, promovem hábitos saudáveis, melhoram o desempenho escolar e contribuem para o desenvolvimento da empatia e da autonomia.
Educação Adventista em Campo Grande aposta no modelo
Na capital sul-mato-grossense, a Educação Adventista tem colocado esses conceitos em prática. A unidade localizada no bairro Vilas Boas realiza, entre os dias 7 e 18 de julho, uma colônia de férias planejada especialmente para alunos da Educação Infantil e anos iniciais.
Com uma média de 12 alunos por dia, as crianças são acompanhadas por auxiliares de sala e participam de atividades organizadas pela coordenação pedagógica e direção da escola. A programação inclui brincadeiras dirigidas, oficinas criativas, momentos de espiritualidade e interação em grupo.
Segundo a direção da unidade, a proposta vai além do cuidado temporário: “A colônia de férias proporciona um espaço seguro e estimulante, onde as crianças podem aprender de forma leve, fazer novas amizades e desenvolver competências socioemocionais essenciais para a vida”, destaca Tiana Amorim, diretora da unidade Vilas Boas.
Além de apoiar as famílias durante o período de recesso, a iniciativa reforça o compromisso da Rede Adventista com uma educação integral, que cuida do corpo, da mente e do espírito mesmo fora do período letivo.