A Caixa Econômica Federal iniciou as contratações da nova linha de crédito chamada Empréstimo com Garantia de Imóvel Caixa, destinada a clientes pessoas físicas com financiamento imobiliário ativo no banco. A novidade permite que imóveis urbanos — residenciais, comerciais ou mistos — quitados ou ainda em financiamento pela própria Caixa sejam oferecidos como garantia para operações de crédito com livre destinação.
Essa modalidade do tipo home equity oferece taxas de juros reduzidas em relação ao crédito pessoal convencional, com valores a partir de 1,32% ao mês. O valor do empréstimo pode chegar a até 60% do valor de avaliação do imóvel.
Segundo a Caixa, a linha atende a diferentes perfis e necessidades, e as simulações e contratações podem ser feitas tanto nas agências físicas quanto pelas plataformas digitais do banco.
Vantagens do home equity
O empréstimo com garantia de imóvel permite ao cliente obter valores mais altos, prazos mais longos — de até 240 meses para operações convencionais e até 360 meses para contratos com alienação estendida — e prestações mais acessíveis em comparação a outras modalidades. O tomador pode usar o dinheiro livremente, enquanto o imóvel permanece em sua posse e uso, mesmo estando alienado como garantia, semelhante a um financiamento habitacional.
Atualmente, a Caixa possui cerca de R$ 6,7 bilhões em contratos ativos nessa modalidade, com aproximadamente 54 mil contratos e 25% de participação no mercado de empréstimos com garantia de imóvel.
Novo Marco das Garantias amplia possibilidades
Com a entrada em vigor do Novo Marco das Garantias (Lei nº 14.711/2023), regulamentado no fim de 2024, clientes que ainda estão pagando seu financiamento imobiliário podem usar o mesmo imóvel para garantir mais de um empréstimo. Ou seja, o valor remanescente do imóvel como garantia pode ser utilizado para liberar crédito adicional.
A linha da Caixa oferece a possibilidade de alienação estendida, que permite ao cliente manter o contrato original de financiamento e contratar um novo empréstimo, usando a mesma garantia. O valor adicional liberado dependerá da avaliação do imóvel e da capacidade financeira do cliente, respeitando o prazo e o valor do financiamento original.
Essa inovação amplia o acesso ao crédito para quem já possui imóvel financiado, oferecendo condições competitivas e facilitando o uso do patrimônio para reforçar o orçamento pessoal.