Estão abertas as inscrições para o Festival Universitário da Canção (FUC) UFMS 2025, o maior e mais tradicional evento estudantil de música autoral de Mato Grosso do Sul. Em parceria com o Governo do Estado, a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) e a TV Morena, a edição deste ano traz novidades que prometem ampliar ainda mais o alcance e a visibilidade da produção musical universitária.
Pela primeira vez, o Festival inclui a nova categoria Canção Popular Urbana, que engloba estilos variados como pop, rock, indie, rap e trap. Além disso, as canções premiadas estarão disponíveis para o público no perfil oficial da UFMS no Spotify, democratizando o acesso à arte e conectando talentos ao mundo.
Segundo a pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Lia Brambilla, “Agora, os participantes podem inscrever suas produções de gêneros variados, do rap ao trap, por exemplo. A disponibilização das canções premiadas no Spotify permite que todos possam ouvir, compartilhar e montar suas playlists favoritas. É a Universidade celebrando nossos artistas.”
O FUC, que já é patrimônio afetivo e artístico da UFMS, completa 38 anos em 2025, consolidando-se como uma das iniciativas culturais mais longevas da instituição. “O Festival é um palco de descoberta, valorização e memória, conectando a comunidade acadêmica à sociedade sul-mato-grossense”, destaca a pró-reitora.
Desde sua primeira edição em 1987, o evento revelou grandes nomes da música regional, como Almir Sater, Maria Alice e a família Espíndola, além de artistas mais recentes, como Marina Peralta, Sofia Basso e o duo Vozmecê.
Quem pode participar?
Podem inscrever suas canções cidadãos sul-mato-grossenses ou residentes no Estado há mais de um ano, com formação universitária, técnicos-administrativos, professores ou estudantes de instituições de ensino superior. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 24 de agosto, via formulário online.
As categorias deste ano são:
- Canção Popular Regional: composições que valorizem a cultura sul-mato-grossense em letra, melodia e instrumental;
- Canção Popular Urbana: que abrange estilos como pop, rock, indie, rap, trap, entre outros;
- Canção de Câmara: gênero clássico, com técnicas de escrita para voz e acompanhamento instrumental, duração máxima de cinco minutos.
Premiação
Serão distribuídos R$ 30 mil em prêmios, divididos entre votação popular e avaliação técnica, com seis categorias premiadas:
- Vencedores da votação popular em cada categoria (Regional, Urbana e Câmara)
- Melhores avaliados pela comissão julgadora (Melhor Intérprete, Melhor Compositor e Melhor Letra de Canção Popular)
Cada faixa premiada receberá R$ 5 mil.
Após a verificação dos documentos, as canções serão avaliadas por especialistas em música, literatura e artes da UFMS e da cena cultural estadual e nacional. Quatro finalistas por categoria passarão para a fase de votação pública, que acontecerá por meio de videoclipes exibidos no canal da TV UFMS.
O Festival Universitário da Canção UFMS 2025 reafirma seu compromisso com a promoção da cultura, incentivando novos talentos e fortalecendo a identidade musical do Mato Grosso do Sul.