24.8 C
Campo Grande
sábado, 26 de julho, 2025
spot_img

Seleção feminina sofre, mas segura empate e avança como líder em Copa América

Mesmo jogando com um time misto e com uma jogadora a menos desde os 22 minutos do primeiro tempo, após a expulsão da goleira Lorena, a Seleção Brasileira feminina de futebol garantiu a classificação em primeiro lugar no Grupo B da Copa América Feminina com um empate sem gols contra a Colômbia. A equipe agora enfrenta o Uruguai nas semifinais, na próxima terça-feira (29), às 21h (horário de Brasília), já com o desfalque certo da camisa 1.

Estratégia de rodagem e desafios em campo

O técnico Arthur Elias apostou em um time misto, poupando jogadoras titulares como Duda Sampaio, Gio e Marta, e promovendo a estreia da dupla ofensiva Dudinha e Jhonson, visando testes importantes para as semifinais.

A Colômbia, pressionando desde o início, buscou a vitória para assumir a liderança do grupo. Aos 2 minutos, Linda Caicedo já mostrava habilidade em jogadas perigosas pela lateral. Aos 12, a goleira Lorena brilhou com uma defesa difícil em chute de Ramírez, dentro da área.

Expulsão muda o jogo

A insistência colombiana resultou na expulsão de Lorena aos 22 minutos. Caicedo recebeu lançamento nas costas da defesa brasileira, partindo para o gol. Lorena, ao tentar impedir o avanço fora da área, cometeu falta e recebeu inicialmente cartão amarelo, que foi convertido para vermelho após revisão da árbitra.

Brasil segura pressão e busca o gol no segundo tempo

Com uma jogadora a menos, Arthur Elias mudou a postura do time, trocando Jhonson por Cláudia para fortalecer a defesa. A equipe adotou uma postura mais solidária e cautelosa, fechando os espaços. A Colômbia teve oportunidades, como com Santos, mas a defesa brasileira se manteve firme, com destaque para Cláudia.

No segundo tempo, o Brasil foi mais ofensivo, com Yasmim chegando perto de marcar, inclusive acertando a trave em cobrança de falta aos 11 minutos. A Colômbia também assustou em lance de Paví, que foi bloqueada pela zaga.

Confusão no final e classificação garantida

O jogo terminou com uma confusão entre as atletas e o árbitro adicionando 11 minutos de acréscimo, mas o Brasil segurou o empate sem gols e confirmou a liderança do Grupo B.

Nas semifinais, o Brasil enfrentará o Uruguai, partida marcada para a próxima terça-feira, com a expectativa de contar com a volta de suas principais jogadoras. A classificação em primeiro garante à seleção brasileira a vantagem de atuar na próxima fase como líder da chave.

Fale com a Redação