28.8 C
Campo Grande
domingo, 3 de agosto, 2025
spot_img

Campanha antirrábica percorre 300 mil imóveis a partir de segunda-feira na Capital

A Prefeitura de Campo Grande dá início na próxima segunda-feira (4) à campanha de vacinação antirrábica, que começará com visitas domiciliares na Região Urbana do Segredo. A ação será realizada por 64 agentes da Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ), organizados em duplas, com a meta de imunizar aproximadamente 180 mil cães e gatos na Capital.

As equipes vão percorrer cerca de 300 mil imóveis para vacinar os animais. Nos locais em que não houver ninguém para receber os agentes, será deixado um aviso orientando os tutores a levarem os pets até a sede da CCZ, onde a vacinação estará disponível diariamente.

A campanha foi motivada pelo aumento no número de morcegos infectados com o vírus da raiva em Campo Grande. Segundo a veterinária Maria Aparecida Conche Cunha, nove morcegos testaram positivo para o vírus somente neste ano na cidade, reforçando a importância da imunização dos animais domésticos.

A especialista alerta que os cães e gatos podem se contaminar ao entrar em contato com morcegos em situações incomuns, como quando esses aparecem caídos no chão, dentro de casa ou com dificuldade para voar. Nessas condições, os pets costumam se aproximar e ficam expostos ao risco de contágio.

Além das visitas domiciliares, a campanha inclui a realização de dois “Dias D” de vacinação em pontos estratégicos da cidade, cujas datas ainda serão confirmadas pela Prefeitura. A solenidade de lançamento ocorrerá no Parque Tarsila do Amaral, às 8h do dia 4, com saída das equipes para a vacinação logo após a cerimônia.

A Prefeitura reforça a importância da imunização para proteger a população animal e prevenir a transmissão da raiva, uma doença grave com alta letalidade em humanos e animais.

Fale com a Redação