Após ganhar notoriedade nos treinos de classificação, o brasileiro Gabriel Bortoleto voltou a brilhar no Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1, realizado neste domingo (03). O piloto da Kick Sauber surpreendeu a categoria ao se arriscar em uma estratégia de uma única parada nos boxes para a troca dos pneus, segurando adversários de peso e garantindo um histórico sexto lugar, a sua melhor posição até agora na categoria.
A prova foi realizada no circuito de Hungaroring, nas cercanias de Budapeste. Com o resultado, o brasileiro chegou aos 14 pontos no Campeonato Mundial, superando Yuki Tsunoda e Oliver Bearman. Vale destacar que essa foi a segunda vez seguida que ele termina uma corrida na zona de pontuação, a anterior foi na Bélgica, quando ficou em nono lugar. Bortoleto também foi eleito o melhor piloto da etapa.
A corrida teve uma dobradinha da McLaren, com Lando Norris em primeiro e Oscar Piastri em segundo, enquanto George Russell, da Mercedes, completou o pódio na terceira colocação. Charles Leclerc, da Ferrari, que largou em primeiro, acabou a etapa em quarto lugar.
Agora, a Fórmula 1 entra em férias e só retorna na última semana de agosto, entre os dias 29 a 31, quando acontece o GP da Holanda, 15ª etapa da temporada. A corrida, no domingo (31), tem largada prevista para as 10h (horário de Brasília).
A corrida
Em um circuito estreito, onde as ultrapassagens são escassas, a largada foi marcada por fortes emoções. Saindo da pole position, Charles Leclerc manteve a concentração e conseguiu segurar a liderança frente às McLarens, que vêm demonstrando ritmo superior nesta temporada. Piastri garantiu-se na segunda posição, enquanto Lando Norris perdeu terreno para George Russell e Fernando Alonso, recuperando uma colocação ao superar o espanhol na quarta volta.
Gabriel Bortoleto, em sua melhor posição de largada neste ano de estreia na Fórmula 1 — sétimo lugar —, avançou uma posição ao ultrapassar Lance Stroll e assumiu o sexto posto. Max Verstappen, tetracampeão largando da oitava posição, perdeu um lugar no início, mas logo deu o troco em Lawson e Stroll, começando a pressionar o brasileiro. Mais atrás, Lewis Hamilton caiu para 14º após perder duas posições.
Com 16 voltas completadas, Leclerc já havia construído uma vantagem confortável de 3s1 sobre Piastri. Norris, a apenas 0s8 de Russell, pressionava o piloto da Mercedes na disputa pela terceira posição. Bortoleto, ainda em sexto, estava cercado por campeões mundiais, com 2s4 de desvantagem para Alonso e 1s9 de vantagem sobre Verstappen.
As primeiras paradas nos boxes começaram na 18ª de um total de 70 voltas. Sem ainda ter feito seu pit stop, Norris assumiu a liderança, seguido por Leclerc, Piastri, Alonso, Russell e Bortoleto. Com estratégia de apenas uma parada, o brasileiro começou a perder rendimento e a se distanciar dos carros à frente. Na mesma situação, Alonso também sofria com os pneus e acabou ultrapassado por Russell, perdendo a quarta posição na volta 26.
Na zona intermediária, em meio a pilotos com 11 títulos somados, Verstappen forçou a Ferrari de Hamilton para fora da pista e subiu para o 11º lugar. Na ponta, Piastri se aproximava de Leclerc, reduzindo a diferença para 1s6, enquanto o monegasco reclamava pelo rádio da estratégia adotada pela equipe. Norris fez sua parada na volta 32 e retornou em quarto, entre Russell e Alonso, devolvendo a liderança a Leclerc. Bortoleto seguia em sexto, distante 7s7 de Alonso e 3s9 à frente de Stroll.
A partir da volta 40, os pilotos com estratégia de uma parada começaram seus pit stops. Piastri aproveitou a parada de Leclerc para assumir a liderança temporária. Alonso voltou em sexto, atrás de Verstappen, e Bortoleto reassumiu o sétimo posto após a parada de Hamilton, mantendo-se à frente de Stroll. Na volta 45, a ordem era: Piastri na ponta, seguido por Norris, Leclerc, Russell, Verstappen, Alonso e Bortoleto.
Piastri parou nos boxes e Norris voltou à liderança restando 23 voltas para o fim. O australiano retornou em terceiro e, quatro voltas depois, ultrapassou Leclerc, restabelecendo o duelo interno da McLaren pela vitória. Frustrado com a estratégia da Ferrari, Leclerc desabafou no rádio por não ter sido ouvido pela equipe. Bortoleto, por sua vez, começava a se aproximar de Alonso na briga pela quinta posição.
Nas voltas finais, a disputa pelo pódio esquentou. Piastri tentava diminuir a diferença de 2s6 para Norris, enquanto Russell pressionava Leclerc pelo terceiro lugar. A oito voltas do final, o piloto da Mercedes conseguiu a ultrapassagem. Bortoleto se mantinha sólido em sexto, 2s1 à frente de Stroll e 4s7 atrás de Alonso.
Nas cinco voltas derradeiras, Piastri intensificou os ataques a Norris. Na última volta, arriscou uma manobra decisiva, mas travou as rodas e teve de se contentar com a segunda colocação. Gabriel Bortoleto, com uma performance consistente e beneficiado por uma estratégia eficaz da Sauber, garantiu a sexta posição até a bandeirada final.
Confira o resultado do GP da Hungria de Fórmula 1:
- Lando Norris (ING/McLaren), em 1h35min21s231
- Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 0s698
- George Russell (ING/Mercedes), a 21s916
- Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 42s560
- Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 59s040
- Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber), a 1min06s169
- Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 1min08s174
- Liam Lawson (NZL/RB), a 1min09s451
- Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 1min12s645
- Kimi Antonelli (ITA/Mercedes), a 1 volta
- Isack Hadjar (FRA/RB), a 1 volta
- Lewis Hamilton (ING/Ferrari), a 1 volta
- Nico Hülkenberg (ALE/Sauber), a 1 volta
- Carlos Sainz Jr. (ESP/Williams), a 1 volta
- Alexander Albon (TAI/Williams), a 1 volta
- Esteban Ocon (FRA/Haas), a 1 volta
- Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull), a 1 volta
- Franco Colapinto (ARG/Alpine), a 1 volta
- Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 1 volta
NÃO COMPLETOU A PROVA
Oliver Bearman (ING/Haas)
Classificação dos pilotos de 2025
POS. | MOTORISTA | NACIONALIDADE | EQUIPE | PTS. |
---|---|---|---|---|
1 | Oscar Piastri | Austrália | McLaren | 284 |
2 | Lando Norris | Grã-Bretanha | McLaren | 275 |
3 | Max Verstappen | NED | Red Bull Racing | 187 |
4 | George Russell | Grã-Bretanha | Mercedes | 172 |
5 | Carlos Leclerc | SEG | Ferrari | 151 |
6 | Lewis Hamilton | Grã-Bretanha | Ferrari | 109 |
7 | Kimi Antonelli | ITA | Mercedes | 64 |
8 | Alexandre Albon | THA | Williams | 54 |
9 | Nico Hulkenberg | ALEMANHA | Chute Sauber | 37 |
10 | Esteban Ocon | FRA | Haas | 27 |
11 | Fernando Alonso | ESP | Aston Martin | 26 |
12 | Lance Stroll | PODE | Aston Martin | 26 |
13 | Isack Hadjar | FRA | Touros de corrida | 22 |
14 | Pierre Gasly | FRA | Alpino | 20 |
15 | Liam Lawson | NZL | Touros de corrida | 20 |
16 | Carlos Sainz | ESP | Williams | 16 |
17 | Gabriel Bortoleto | BRA | Chute Sauber | 14 |
18 | Yuki Tsunoda | JPN | Red Bull Racing | 10 |
19 | Oliver Bearman | Grã-Bretanha | Haas | 8 |
20 | Franco Colapinto | ARG | Alpino | 0 |
21 | Jack Doohan | Austrália | Alpino | 0 |