Todo o Mato Grosso do Sul vai ser afetado, a partir da próxima semana, por um aumento considerado na temperatura. A previsão explica que o calor intenso e o clima seco serão provocados por bloqueio atmosférico, que vai mudar a direção dos ventos.
O site Climatempo detalha que, antes, os ventos frios vindos das direções sul e sudeste vinham predominando sobre o centro-sul do Brasil. Agora, com o bloqueio, ventos quentes das direções norte e nordeste vão soprar pelo interior, ajudando a aquecer o ar.
Isto vai fazer com que muitas regiões voltem a sentir calor, principalmente durante as tardes. A combinação de tempo aberto e horas consecutivas de sol forte promete tardes com temperaturas máximas bastante altas!
Ao contrário da chamada Onde de Calor, quando ocorre um aumento nos termômetros por mais de cinco dias, esse período de temperaturas muito acima da média no inverno é chamado de Veranico. Aliás, será o terceiro do ano.
O fenômeno tem início no dia 20 e segue, pelo menos, até o dia 25 de agosto, com temperaturas entre 38ºC a mais de 40ºC, especialmente nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Paraná e Goiás.
No caso das cidades sul-mato-grossenses, o Climatempo alerta que podem ter episódios de calor intenso durante o período, com temperaturas máximas cerca de 5 °C ou mais acima da climatologia para o mês de agosto.
Alerta para a saúde
A falta de chuva por vários dias consecutivos e o aumento de temperaturas vão deixar o tempo ainda mais seco do que já está, o que agrava o risco para doenças respiratórias!
Será uma semana com muita atenção para hidratação, porque a umidade relativa do ar continua abaixo do ideal, principalmente no Brasil Central.
O nível de umidade recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é em torno de 60%.