Mais uma edição do Ação Cidadania, parceria entre a Fiems e a TV Morena, foi realizada neste sábado (23/08), na Praça Tancredo Neves, em Sidrolândia. Serviços como emissão de documentos, atendimento médico, apresentações culturais e o tradicional corte de cabelo mobilizaram mais de 4.222 mil pessoas e 6.684 atendimentos.
Ao som da fanfarra e das comemorações de sorteios, a cerimônia de abertura contou com organizadores e autoridades locais. Representando o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o superintendente do Sesi, Régis Borges, destacou o engajamento de realizadores e população.
“Isto demonstra a força que o setor produtivo industrial tem quando se junta ao poder público e tantos parceiros, como o que está acontecendo aqui em Sidrolândia. É muito importante, porque quando a população está bem atendida e tem qualidade de vida, se motiva a procurar qualificação. Naturalmente tem um impacto na economia e desenvolvimento econômico”, destacou Borges.
O diretor de Negócio da TV Morena, Antônio Boaventura Alves, lembrou que a iniciativa vem para suprir serviços que deveriam ser realizados de forma plena pelo poder público. “Apoiamos nessas entregas, mas são serviços básicos e o desejo é que a população já tivesse esse acesso. Estamos motivados e agradecemos todo voluntariado, mas o que queremos é que cada vez mais tenhamos uma sociedade mais justa e iniciativas como essa não precisem mais ser realizadas”.
O prefeito de Sidrolândia, Rodrigo Basso, agradeceu todo o empenho dos parceiros para a realização do evento. “A população só tem a ganhar, mas o sentimento principal é de gratidão ao apoio da Fiems, da TV Morena e do Legislativo. A ação vai nos ajudar a zerar a fila de atendimento em diversos serviços”.
Representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Paulo Corrêa destacou o caráter excepcional da iniciativa. “Cidadania para o povo. É poder trazer os serviços onde a população está. Agradeço ao presidente, Sérgio Longen; ao prefeito, Rodrigo Basso; e as demais autoridades presentes que puderam fazer com que esse evento cumprisse seu objetivo”.
População madrugou para garantir atendimento
O dia começou cedo para a aposentada Irondina Garbari Dias. Moradora do Assentamento Santa Lúcia, a 20 quilômetros da Sidrolândia, ela foi a primeira a chegar na fila de atendimento do Ação Cidadania, às 3h20. “Vim à procura de médico oftalmologista. Eu já tive atendimento, inclusive tenho óculos, mas já está na hora de fazer outro exame”, relembrou.
Já a pedagoga Lucineide da Silva Siqueira preferiu acordar cedo e evitar a burocracia dos serviços online para tirar a identidade do filho de 12 anos. “Preciso do documento para abrir uma conta no banco para ele. Hoje em dia eles pedem para tudo e precisa para viajar também. Acredito que o atendimento presencial aqui no Ação Cidadania é mais fácil. No site, quando tentamos entrar, é muito difícil de conseguir”.
Ela já conhecia o serviço oferecido pelo Sesi e sabia que bastava chegar cedo para conseguir um atendimento eficiente. “Na edição do ano passado, eu fiz a minha identidade, porque era antiga e já não aceitava mais em lugar nenhum. Precisava para a faculdade e outras coisas. Na época, cheguei aqui 10 minutos para às 4h da manhã. Já tinham 15 pessoas na minha frente. Hoje cheguei eram 4h30 e já tinha um casal. Tem que madrugar, mas o atendimento é certo”, alertou.
Presente inesperado e exame com resultado na hora
A autônoma Sandra Rocha aproveitou o evento para aumentar a renda vendendo salgados na entrada, além do atendimento com oftalmologista, ela acabou sendo também contemplada no sorteio de uma bicicleta. “Eu não esperava, mas eu tenho essa fé. Eu nunca saio para perder. Saí de casa para ganhar uma bicicleta para o meu enteado, que queria muito. Vou chegar lá e já doar para ele”, comemorou.
Entre os serviços oferecidos pelos parceiros, estão: emissão de RG, corte de cabelo, oferta de vagas de emprego, inscrição em cadastro habitacional, orientações ao consumidor, atendimento médico, aula de dança, apresentações culturais, entre outros.
A manicure Selma Aparecida Gomes tinha um dia de trabalho intenso para enfrentar neste sábado, mas, por incentivo de uma amiga, foi em busca de colocar em dia os exames ginecológicos, junto ao serviço oferecido pelo Grupo Onça Pintada. “Eu adorei o atendimento. Fiz uma mamografia e não deu nada. Eu vim por acaso e acabei recebendo esse atendimento que foi muito bom. Não fazia esse exame há mais de dois anos. Acho que eventos assim tem que ocorrer mais vezes mais vezes”.
Já a amiga de Selma, a atendente de comércio Antonia Antoniedna Pereira de Brito, além de fazer exames, aproveitou para deixar as plantas de casa ainda mais bonitas com as dicas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Peguei adubo para deixar meu jardim mais colorido e saudável”.
Desde 2013, o Ação Cidadania já passou por 21 cidades sul-mato-grossenses em 44 edições. Nesse período, o Sistema Fiems e seus parceiros realizaram 253,6 mil atendimentos e receberam 91,6 mil pessoas.