A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil anunciou, nesta segunda-feira (24), a retomada da concessão de vistos das categorias F (estudante), M (técnico/vocacional) e J (intercâmbio). Com a volta do serviço, já passam a valer as novas regras: os candidatos deverão manter suas redes sociais configuradas como “públicas” durante todo o processo de solicitação.
A medida começou a ser adotada em junho e, segundo o comunicado da embaixada, tem como objetivo ampliar a checagem de antecedentes e reforçar o controle sobre os critérios de entrada no país.
A orientação é que os solicitantes ajustem suas configurações de privacidade antes de iniciar o processo. Caso contrário, podem enfrentar atrasos ou até impedimentos na análise consular.
Os serviços para essas categorias de vistos estavam suspensos temporariamente, a fim de que os consulados no Brasil adequassem sistemas e equipes às novas exigências, como entrevistas obrigatórias e triagem digital mais detalhada.
A regra é válida apenas para os vistos F, M e J. Até o momento, não há confirmação de que a exigência será estendida para outros tipos, como turismo (B2), trabalho (H1B) ou residência permanente.