Seis clubes entram em campo na busca por duas vagas na elite do futebol estadual
A Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense tem início neste fim de semana com três jogos que abrem a disputa pelas duas vagas na primeira divisão de 2026. A competição conta com seis clubes, sendo dois da Capital e quatro do interior do estado. A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) firmou acordo com a TV Educativa para transmissão das partidas, garantindo mais visibilidade ao torneio.
O campeonato será disputado no formato de pontos corridos, em turno e returno, totalizando dez rodadas. O time que somar mais pontos será campeão, enquanto o vice também garante vaga na Série A, substituindo os rebaixados Coxim AC e Aquidauanense FC. A última rodada está prevista para 1º de novembro.
Em entrevista ao programa Os Donos da Bola, da TV Guanandi, o presidente da FFMS, Estevão Petrallás, destacou o equilíbrio da disputa. “A competição deve agradar o torcedor. Visitamos Bataguassu, Maracaju, São Gabriel e Aquidauana e percebemos que a disputa técnica pelos elencos montados será diferente do habitual. Temos também o Comercial buscando retornar à elite e a volta do Taveirópolis. São seis clubes para apenas duas vagas, e a disputa deve ir até a última rodada”, afirmou.
Primeira rodada
A Série B começa neste sábado (30), às 15h, no Estádio Municipal João de Souza, com o AA Bataguassu enfrentando o Comercial EC. O time da Capital, rebaixado em 2024, busca mostrar sua força e experiência, já que venceu a Série A nove vezes, a última em 2015. A arbitragem será de Raphael de Souza Cosmo, com Leandro dos Santos Ruberdo e Fabiana Nunes Fabrão como assistentes.
Na mesma data, às 17h, o CR Aquidauana recebe o EC Taveirópolis no Estádio Noroeste. O clube de Campo Grande retorna ao futebol profissional após quase 20 anos de hiato. A partida terá arbitragem de Everton Moreira Prates, auxiliado por Claudio Henrique Verão e Alan Bittencourt Cano Rodrigues.
A rodada inaugural se encerra no domingo (31), às 15h, com Maracaju AC e São Gabriel EC no Estádio Loucão. O Maracaju retorna à competição após se ausentar da Série A em 2020, quando desistiu de completar o campeonato devido à pandemia de covid-19. Kleber José Pereira Ximemes será o árbitro da partida, com Luiz Fernando Viegas Colete e Luiz Felipe de Oliveira nas funções de assistentes.
Com seis times em disputa e apenas duas vagas para a primeira divisão, a Série B promete jogos intensos e muita emoção até a última rodada.