Campo Grande e demais regiões de Mato Grosso do Sul enfrentam neste sábado (13) um dia de tempo firme, calor intenso e baixa umidade relativa do ar. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), os termômetros na capital podem variar entre 22°C e 36°C, com sol e algumas nuvens, sem possibilidade de chuva.
O cenário é resultado de um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens e a ocorrência de precipitações. As maiores temperaturas do estado devem ser registradas nas regiões norte, pantaneira e sudoeste, chegando a 39°C.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mantém até às 10h deste sábado um aviso de perigo potencial para baixa umidade, que pode variar entre 10% e 30%. Esta condição, associada ao calor, aumenta os riscos de incêndios florestais e problemas à saúde, como desidratação e irritações respiratórias.
Nas demais regiões do estado, a previsão aponta mínimas entre 18°C e 19°C e máximas entre 31°C e 33°C para o sul, cone-sul e grande Dourados. Já no bolsão, leste e norte do estado, as mínimas ficam entre 18°C e 22°C, com máximas de 32°C a 39°C. No sudoeste e pantaneira, os termômetros podem variar entre 23°C e 24°C pela manhã e chegar a 39°C à tarde.
Os meteorologistas reforçam a importância de hidratação constante, evitar exposição prolongada ao sol e cuidados com o risco de incêndios durante o período de baixa umidade.