A Prefeitura de Naviraí, por meio da Gerência de Saúde e do Núcleo de Assistência Farmacêutica, apresentou a 1ª Edição da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME 2025). O documento é um marco para a saúde do município, alinhado às diretrizes da Política Nacional de Assistência Farmacêutica, que estabelece como prioridade a promoção do uso racional de medicamentos e a garantia do acesso pela população.
Até então, Naviraí seguia apenas a Relação Estadual de Medicamentos (RESME), com inclusões pontuais feitas de forma isolada. Com a criação da Comissão Municipal de Farmácia e Terapêutica, foi realizado um estudo detalhado para definir os medicamentos essenciais que atendem às necessidades locais, considerando o perfil epidemiológico do município e as demandas mais recorrentes da rede pública de saúde.
A REMUME orientará a dispensação de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde, Estratégias de Saúde da Família, CAPS e Farmácia Municipal, além de reforçar programas como o Hiperdia, voltado a pacientes com hipertensão e diabetes.
Segundo a gerente de Saúde, Ângela Cunha Castro Lopes, a consolidação da REMUME representa “um passo importante na organização da Assistência Farmacêutica do município, garantindo à população acesso mais seguro, eficiente e transparente aos medicamentos disponibilizados pelo SUS”.
Para facilitar o acesso da comunidade, a relação completa de medicamentos está disponível por meio de QR Codes fixados no Hospital Municipal e nas unidades de saúde.
Com a REMUME 2025, Naviraí dá um avanço significativo na qualificação dos serviços farmacêuticos, reafirmando o compromisso da gestão municipal em cuidar da saúde da população.
Aponte a câmera do seu celular aqui e confira a relação completa de medicamentos disponíveis na farmacinha por meio de QR Code.