25.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 18 de setembro, 2025
spot_img

Campo Grande sedia 2ª edição do “Dia D da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência”

Em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado em 21 de setembro, a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) promove, em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania (SEC) e o Bioparque Pantanal, a segunda edição do “Dia D da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência”. O evento acontece na sexta-feira (19), das 9h às 15h, no Bioparque, em Campo Grande.

Com mais de 200 vagas exclusivas para PcDs, a iniciativa reunirá equipes de RH de empresas de diversos setores. O objetivo é conectar trabalhadores a oportunidades no mercado formal e, ao mesmo tempo, ampliar a conscientização dos empregadores sobre os direitos e potencialidades das pessoas com deficiência.

Realizado em âmbito nacional, o “Dia D” integra políticas do Ministério do Trabalho e reforça a importância da Lei nº 8.213, que estabelece cotas obrigatórias de contratação para PcDs em empresas com mais de 100 funcionários. Pela legislação, companhias com até 200 empregados devem reservar 2% das vagas a esse público; o percentual chega a 5% em organizações com mais de 1.000 trabalhadores.

A diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, destacou que a ação vai além do cumprimento legal. “É uma grande satisfação falar de inclusão e empregabilidade. Embora exista a lei de cotas, o nosso trabalho vai além. Temos buscado sensibilizar os empregadores de que a inclusão não deve ser vista apenas como obrigação legal, mas como um valor humano e social indispensável. O nosso compromisso é garantir que as oportunidades cheguem de fato às pessoas com deficiência, reconhecendo suas capacidades e talentos”, afirmou.

Inclusão como compromisso coletivo

A Funtrab atua na gestão das políticas públicas de trabalho, emprego e renda em Mato Grosso do Sul, articulando ações de atendimento a trabalhadores e empregadores.

Já o Bioparque Pantanal, considerado o maior aquário de água doce do mundo, reforça a importância da inclusão por meio do programa “Bioparque para Todos – Iguais na Diferença”, que oferece infraestrutura acessível com elevadores, intérpretes de Libras, tecnologias assistivas, espaço tátil, materiais em braile e outras adaptações. No “Dia D”, esse aparato estará disponível para garantir a plena participação dos visitantes.

Data simbólica

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído em 2005, por meio da Lei Federal nº 11.133, e é resultado da mobilização do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A data foi escolhida por sua proximidade com a primavera e o Dia da Árvore, em referência ao nascimento de novas reivindicações pela cidadania e igualdade de condições.

Fale com a Redação