Nesta quinta-feira (25), o Prêmio Fazenda Sustentável, da revista Globo Rural, reconheceu as melhores práticas ambientais no campo do País. Entre os premiados estava Celso Phillipi Junior, produtor rural de Mato Grosso do Sul.
A Estância Colorada, localizada em Jateí, ficou em terceiro lugar na categoria “Médias Propriedades”. Celso atua em várias cadeias produtivas como suinocultura, piscicultura e gado de corte aplicando práticas sustentáveis como a utilização de biodigestores para reaproveitamento dos resíduos, integração pecuária-floresta e bem-estar animal, captação de água da chuva e biomassa de eucalipto.
“É com imensa alegria que recebemos esse prêmio. Mostrar para o mundo as boas práticas brasileiras é, talvez, o maior legado que a gente pode deixar.”, disse o produtor.
Hoje, Celso é atendido pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS na produção de gado e peixes. No passado, também foi atendido na suinocultura recebendo todas as orientações necessárias para que a produção atendesse todos os padrões de biosseguridade. A granja foi pensada para ter 100% de geração própria de energia elétrica e capitação de água nos telhados, armazenando mais de 5 milhões de litros nas cisternas. Já a piscicultura foi uma ideia para abastecer o refeitório da propriedade.
O Sistema Famasul parabeniza Celso Phillipi Junior e sua equipe pela dedicação. Um reconhecimento mais que merecido.