Mais de 760 mil candidatos fazem prova do “Enem dos Concursos” no domingo

230
(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Campo Grande será maior polo de provas do CPNU 2 em Mato Grosso do Sul

No próximo domingo (5), mais de 760 mil candidatos de todo o país participam da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), que será aplicado em 1.294 locais de provas em 228 cidades. Conhecido como o “Enem dos Concursos”, o certame oferece 3.652 vagas em 32 órgãos da administração pública federal.

O concurso é organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Fundação Getulio Vargas (FGV). Para evitar atrasos, os inscritos devem consultar o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível no site da FGV, utilizando CPF e senha do Gov.br. O documento indica o endereço completo do local de prova, horário de apresentação, número de inscrição e informações sobre atendimentos especiais ou uso de nome social, quando solicitado. Embora não seja obrigatório, é recomendado levar o cartão impresso.

As provas objetivas ocorrerão no domingo, às 13h, tanto para candidatos a cargos de nível superior quanto para nível intermediário (médio e técnico). Os portões dos locais de aplicação serão fechados 30 minutos antes, às 12h30, no horário oficial de Brasília. Os candidatos de nível superior responderão a 90 questões de múltipla escolha, enquanto os de nível intermediário terão 68 questões. Aqueles aprovados nessa etapa serão convocados para a prova discursiva em 7 de dezembro.

Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul, oito cidades terão locais de aplicação das provas, com Campo Grande sendo o maior polo do estado. A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) receberá 4.395 candidatos, colocando a capital sul-mato-grossense entre os principais centros de aplicação do país, ao lado de Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Niterói (RJ), Recife (PE) e Brasília (DF).

Segundo o MGI, a logística do CPNU 2 foi planejada para garantir acessibilidade, segurança e tranquilidade aos inscritos, evitando grandes deslocamentos. O concurso é visto como uma oportunidade estratégica para ingresso em órgãos do Executivo Federal, reforçando a importância de Campo Grande como referência educacional e logística na região.

Cronograma do concurso

  • Prova objetiva: 5 de outubro de 2025
  • Divulgação do resultado da objetiva e convocação para a discursiva: 12 de novembro de 2025
  • Envio de títulos: 13 a 19 de novembro de 2025
  • Prova discursiva: 7 de dezembro de 2025
  • Verificação de cotas: 30 de novembro a 8 de dezembro de 2025
  • Resultado final previsto: 30 de janeiro de 2026

Os candidatos devem portar documento oficial com foto, caneta esferográfica de tinta preta ou azul em material transparente e, preferencialmente, o cartão impresso. A preparação e organização do CPNU 2 reforçam o compromisso do governo federal em tornar o ingresso no serviço público mais transparente e acessível.