A Seleção Brasileira Sub-20 deu adeus à Copa do Mundo da categoria, disputada no Chile, após ser derrotada pela Espanha por 1 a 0, na tarde deste sábado (4), no Estádio Nacional de Santiago. O time comandado por Ramon Menezes se despediu da competição sem vencer nenhuma partida, com duas derrotas e um empate.
O Brasil terminou em último lugar do Grupo C, com apenas um ponto conquistado. Foram três gols marcados e cinco sofridos. Os classificados da chave foram Marrocos (líder), México (segundo) e Espanha (terceiro).
Derrota com boas chances e goleiro rival inspirado
Apesar do resultado, a Seleção teve boa atuação e criou diversas oportunidades de gol. O destaque da partida foi o goleiro espanhol Fran González, que fez defesas decisivas, inclusive em lances de cara a cara com os atacantes brasileiros.
O gol que decretou a eliminação saiu no primeiro minuto do segundo tempo, após uma bela troca de passes do ataque espanhol que terminou com a finalização precisa de Bravo.
Depois do gol, o Brasil pressionou em busca do empate, mas esbarrou nas defesas de González. Rhuan Gabriel e Luighi desperdiçaram boas chances, enquanto o goleiro brasileiro Otavio e a zaga tiveram trabalho para conter os contra-ataques espanhóis.
Campanha frustrante
Com o revés, o Brasil encerra a participação no Mundial Sub-20 com duas derrotas (para Marrocos e Espanha) e um empate (com o México), registrando uma das piores campanhas da história da equipe na competição.
A eliminação precoce aumenta a pressão sobre o técnico Ramon Menezes, que agora deve se reunir com a CBF para avaliar o futuro da equipe e as lições deixadas pelo desempenho abaixo do esperado no torneio.