O violão, com suas seis cordas, é uma extensão da alma e do tempo. E nesta quinta-feira (9), às 19 horas, ele será protagonista de uma viagem musical que atravessa séculos, resgatando sons de instrumentos ancestrais e histórias que vibram em cada nota. O concerto didático “O Caminho das Seis Cordas”, com o músico Evandro Dotto, acontece na Igreja Cristo Rei, em São Gabriel do Oeste, com entrada gratuita.
A proposta, que combina performance e narrativa, tem encantado públicos ao aproximar o repertório erudito de quem pouco tem acesso a ele. Evandro explica que o projeto nasceu de uma inquietação antiga: “Acredito que a proposta é consequência da própria formação do profissional. Um bacharel em música tem pouco mercado de atuação no Brasil, por isso precisa se articular de várias maneiras. E, por outro lado, a população carece desse tipo de música, que dificilmente chega pelos meios tradicionais de mídia “, pontua.
O repertório percorre séculos de história — das cordas da vihuela e do alaúde, antecessores do violão, até os clássicos europeus de Fernando Sor e Mauro Giuliani, passando pelo vigor do repertório espanhol e finalizando com obras brasileiras. “As obras foram selecionadas tentando traçar o caminho do violão, mostrando sua ancestralidade até chegar ao que conhecemos hoje”, explica o músico.
Música erudita na escola: um encontro transformador
Na manhã desta segunda-feira (6), o projeto foi apresentado na Escola Municipal Pingo de Gente, levando o violão erudito para dentro da sala de aula e despertando a curiosidade de dezenas de alunos. A experiência, segundo o diretor Bento José Duarte, foi surpreendente. “Foi uma surpresa para eles, a música instrumental que eles ouviram quebrou a rotina do que ouvem. Por serem pequenos, é normal não se concentrarem e prestarem tanta atenção, mas foi um começo promissor. Considero que foi bastante proveitosa a experiência”, contou.
Para ele, iniciativas como esta resgatam o valor da boa música e despertam um novo olhar sobre a arte. “Este é um projeto de fundamental importância. É um resgate da boa música, que infelizmente é desconhecida para a maioria das pessoas desta geração. Num mundo movido pelo barulho, a música clássica e o instrumental vem como um oásis em meio ao deserto”, afirmou.
Encantado com o resultado, Bento reforçou o desejo de ver novas apresentações na unidade. “A escola está à inteira disposição para eventos de tamanha grandeza. Esperamos por novas oportunidades como a de hoje em nossa unidade de ensino “, completou.
O Caminho das Seis Cordas conta com recurso da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), do Governo Federal, por meio do MinC (Ministério da Cultura), operacionalizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Desporto de São Gabriel do Oeste. Mais informações pelo Instagram @eviolaodotto.
Serviço:
Concerto didático “O Caminho das Seis Cordas”
Quinta-feira, 9 de outubro, 19h
Igreja Cristo Rei – Rua Alagoas, 2580 – São Gabriel do Oeste
Entrada gratuita