21.8 C
Campo Grande
sábado, 11 de outubro, 2025
spot_img

Com queda de 70%, Hemosul pede doações de sangue em Campo Grande e Dourados

O Hemosul Coordenador, em Campo Grande, emitiu um comunicado nas redes sociais nessa quinta-feira (09) convocando os doadores para a ampliação dos estoques de sangue.

Segundo o órgão, houve uma redução de 70% nas doações, comprometendo a reserva de todos os tipos sanguíneos. Além da Capital, Dourados também demanda voluntários.

O apelo é para antes da “semana do saco cheio”, que ocorre do dia 11 até o dia 18 deste mês. A média atual é de 50 doadores por dia e o ideal seria 180.

Orientação para doadores

Para doar basta comparecer à unidade – ou no período matutino nos postos de coleta da Santa Casa e Hospital Regional – com documentos pessoais, estar bem alimentado e bem de saúde.

O Hemosul detalha que homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano, com intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três, a cada três meses.

Para quem for doar sangue pela primeira vez, observe algumas dicas importantes para tornar a experiência simples e segura:

  • É necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos responsáveis e a primeira doação deve ser até 60 anos – após esta idade, a doação pode ser feita apenas por pessoas que já são doadores), pesar 51 kg ou mais, e estar em boas condições de saúde;
  • Durma bem na noite anterior e faça uma refeição leve antes da doação. Evite alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem;
  • Beba bastante água antes da doação para facilitar o processo;
  • É essencial apresentar um documento oficial com foto;
  • Após a doação, descanse e evite esforços físicos nas primeiras horas.
Fale com a Redação