22.8 C
Campo Grande
sábado, 11 de outubro, 2025
spot_img

Deputado federal Vander Loubet é diagnosticado com câncer na próstata

O deputado federal Vander Loubet (PT) está com câncer de próstata. Ele usou as redes sociais nessa sexta-feira (10) para anunciar o diagnóstico.

Segundo explicou, descobriu a doença após exames de rotina, reforçando que o diagnóstico precoce foi fundamental para o tratamento.

O câncer está no estágio inicial. “Descobrir uma doença é um momento desafiador, mas sigo com fé, esperança e força para vencer essa fase”, escreveu no post.

Loubet também disse que está sendo acompanhado por uma equipe médica qualificada e tem recebido o apoio constante da família, amigos e companheiros. 

O parlamentar aproveitou para dizer que irá reduzir o ritmo das atividades políticas para se concentrar no tratamento. Além de deputado federal, ele é o presidente estadual do PT.

“Se trata de um período difícil, mas que continuo comprometido com as pautas que sempre defendi ao longo de meus seis mandatos”, disse.

A doença

O câncer de próstata é o segundo tumor mais comum em homens, caracterizado pelo crescimento descontrolado de células na próstata, uma glândula localizada abaixo da bexiga. 

Geralmente, não apresenta sintomas nas fases iniciais, mas, quando avançado, pode causar dificuldade para urinar, sangue na urina ou sêmen, e dor na pélvis, costas ou quadris. 

Fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar e ascendência afrodescendente. O diagnóstico envolve exames como o PSA e o toque retal, seguidos por exames de imagem e biópsia.

O tratamento varia entre vigilância ativa, cirurgia, radioterapia ou hormonioterapia. O risco aumenta com a idade (principalmente após os 50 anos) e também é influenciado por fatores genéticos, como histórico familiar e ascendência afrodescendente.

Fale com a Redação