22.8 C
Campo Grande
domingo, 19 de outubro, 2025
spot_img

Frio intenso chega a Mato Grosso do Sul; Campo Grande tem mínima de 15°C

O avanço de uma frente fria deve mudar o tempo em Mato Grosso do Sul neste domingo (19), marcando o início de um período de temperaturas mais baixas em todo o estado. De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), o dia ainda pode registrar pancadas de chuva e tempestades isoladas, acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem ultrapassar 60 km/h.

Em Campo Grande, o domingo será de sol entre muitas nuvens, com períodos de céu nublado e noite de poucas nuvens. As temperaturas variam entre 15°C e 18°C nas mínimas e podem chegar a 26°C nas máximas. Os ventos sopram dos quadrantes sul e leste, com intensidade entre 40 e 60 km/h.

Frio intenso chega a Mato Grosso do Sul; Campo Grande tem mínima de 15°C

Semana começa com frio fora de época

A partir de segunda-feira (20), o tempo deve firmar em todo o estado devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que traz tempo seco, estável e queda acentuada nas temperaturas.

Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, o frio será intenso e atípico para o mês de outubro, com as menores temperaturas previstas entre segunda (21) e quarta-feira (23). “Após o período de chuva, a sensação térmica deve cair ainda mais, exigindo cuidados redobrados, principalmente com crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade”, alertou.

Campo Grande e interior terão queda brusca de temperatura

Em Campo Grande, a mínima prevista para o início da semana é de 15°C, podendo cair ainda mais nas madrugadas seguintes. No sul e cone-sul do estado, cidades como Sidrolândia e Dourados podem registrar 8°C e 7°C, respectivamente. Em Ponta Porã, a mínima deve chegar a 7°C, enquanto Corumbá e Porto Murtinho terão mínimas em torno de 13°C.

Outras regiões, como Maracaju, Três Lagoas, Bataguassu, Bonito e Sete Quedas, também sentirão os efeitos da massa de ar frio. No Pantanal e sudoeste, as temperaturas variam de 18°C a 24°C pela manhã, podendo atingir 32°C à tarde antes da chegada mais intensa do frio. Já nas regiões do Bolsão, norte e leste, os termômetros devem marcar mínimas entre 14°C e 22°C e máximas de até 32°C.

Recomendações

As autoridades alertam para que a população se agasalhe bem, utilize cobertores adequados e evite exposição prolongada ao frio, especialmente após as chuvas, quando a sensação térmica pode ser ainda menor. Há também atenção especial com doenças respiratórias e com animais de estimação, que devem ser mantidos em locais abrigados e aquecidos.

Fale com a Redação