Massa de ar seco e sistema de alta pressão mantêm tempo firme e manhãs geladas no Estado
Campo Grande amanheceu nesta segunda-feira (20) sob um frio intenso e fora de época. De acordo com medições do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), os termômetros marcaram 15,7 °C nas primeiras horas do dia.
O resfriamento confirma a atuação de uma massa de ar fria e seca, responsável por derrubar as temperaturas em várias regiões do Estado. Sete Quedas registrou 14,4°C; Amambai, 13,8°C; Aral Moreira, 12,7°C; Dourados, 14,9°C; Ponta Porã e Caracol, 14,1°C; Naviraí, 15°C; Três Lagoas, 15,2°C; Camapuã, 16,8°C; e Corumbá, 21,3°C.
Como fica o tempo nesta segunda-feira
Em Campo Grande, a temperatura deve variar entre 18°C e 26°C. Em Dourados e Anaurilândia, as mínimas ficam entre 16°C e 17°C, com máximas em torno de 25°C. No sul do estado, Ponta Porã e Iguatemi registram mínimas de 14°C a 15°C e máxima de 26°C.
Nas regiões Sudoeste e Pantaneira, Porto Murtinho e Corumbá terão manhãs com temperaturas entre 18°C e 23°C, e máximas entre 30°C e 31°C. Já ao norte e no Bolsão, Coxim e Três Lagoas registram mínimas de 18°C a 19°C e máximas entre 24°C e 27°C, com possibilidade de chuva.

Frio e tempo seco dominam a semana
Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, o fenômeno é resultado da presença de um sistema de alta pressão atmosférica que impede a formação de nuvens e mantém o ar seco e estável. Esse cenário favorece noites frias, manhãs geladas e tardes com temperaturas amenas.
O tempo firme deve predominar até o dia 25 de outubro, sem previsão de chuva em Campo Grande e nas regiões oeste e leste do Estado. Os ventos sopram dos quadrantes sul e leste, com rajadas que podem ultrapassar 60 km/h em pontos isolados.