A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) lançou oficialmente nesta terça-feira (21), o calendário de competições para a temporada 2026. Com novidades, os campeonatos e vagas nas competições nacionais serão ampliadas, seguindo as novas diretrizes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A coletiva, realizada no Auditório da Toyota Ramires, na Capital, reuniu dirigentes da entidade, presidentes de clubes e autoridades. Para o presidente Estevão Petrallás, trata-se de momento histórico e de muita expectativa. “A grande novidade são as vagas da Copa do Brasil, Série D e Copa Verde, que Mato Grosso do Sul conseguiu avançar. Teremos um calendário extenso e talvez seja o grande momento que o futebol sul-mato-grossense necessita em 2026, com jogos o ano todo, geração de emprego e renda para todos os que vivem o universo do futebol”.
Presente no evento o Assessor especial do Governo do Estado, Júlio Brant, ressaltou o trabalho da Federação, principalmente voltado para as categorias de base. “Somos parceiros da entidade e ver o trabalho desenvolvido com a base é projetar o futuro do futebol. Não existe futebol sem profissionalização e é esse trabalho que a Federação vem desenvolvendo. Juntos, vamos fortalecer o esporte, criando um ambiente seguro, aberto e de alta performance”.
Calendário – Jogos terão mais de 10 mil atletas atendidos
Formulado pelo diretor de Competições da FFMS, Marco Tavares, o calendário de 2026 terá 11meses de atividades, sendo 37 competições, com a participação de 292 clubes e mais de 10 mil atletas envolvidos. “São mudanças de conceito, onde ampliamos as competições, vamos fortalecer as categorias de base e principalmente, valorizar os dirigentes, técnicos e atletas”, enfatiza Tavares.
Em Mato Grosso do Sul, as competições do futebol profissional têm início com a Série A Estadual em janeiro e a Série B em maio; Copa MS de setembro a novembro e de janeiro a março de 2027 a Série A. Lembrando que as competições nacionais ocorrem de fevereiro a agosto e em dezembro a pré-temporada. “A grande mudança será a temporização do calendário para 2026/2027, começando esse novo ciclo em maio de 2026 com a Série B e terminando o ciclo com a Série A de 2027”, reforça Tavares.
Para o presidente do Operário Futebol Clube, coronel Nelson Antônio, o calendário vai impactar e exigir planejamento dos clubes. “Serão competições simultâneas, que vão exigir organização e planejamento, além de um elenco reforçado para atender a demanda”.
Já o para o presidente do Pantanal SAF, Mazinho Ribeiro, o calendário está bem atrativo. “Teremos competições praticamente o ano todo e isso incluindo não apenas o profissional, mas as categorias de base, o que movimenta e incentiva o nosso futebol”.
Arbitragem – qualidade e profissionalização
Cursos de formação, análise jogo a jogo, uso de tecnologias, ouvidoria, corregedoria e coordenação pedagógica foram alguns pontos apresentados pela Comissão de Arbitragem. “Nosso objetivo é que as equipes tenham em campo os melhores profissionais, tanto nas competições profissionais como nas de base. Federação, clubes e arbitragem são os pilares do futebol e nós, estamos aqui para fortalecer nosso futebol”, afirma Augusto Ortega, coordenador da comissão.
Com o calendário de 2026, a FFMS consolida seu compromisso com o crescimento do futebol sul-mato-grossense, garantindo uma temporada de grandes oportunidades e resultados para todo o Estado.
Confira a baixo o calendário completo.
