19.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 29 de outubro, 2025
spot_img

Atletas da UFMS conquistam medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros

Oito estudantes atletas da UFMS subiram ao pódio dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), realizados de 5 a 19 de outubro na cidade de Natal (RN). As conquistas foram em diversas modalidades, com medalhas de ouro, prata e bronze.

Para a pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla, celebrar as conquistas no JUBs é reconhecer que a UFMS consolidou o esporte como dimensão da formação acadêmica. “De 2024 para 2025, nossa delegação contou com 45 estudantes, em 11 modalidades, porque fortalecemos bolsas e apoio técnico, requalificamos os espaços e criamos o Programa Universitário de Lazer, Saúde e Esporte (Pulse).

A reitora Camila Itavo acreditou e priorizou esse eixo, ampliando bolsistas do Bolsa Atleta. Com o apoio financeiro da emenda da senadora Soraya Thronicke, potencializamos a infraestrutura e logística e realizamos uma medida inédita: o pagamento de passagens aéreas para 45 estudantes, viabilizado em parceria com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes).

Também contamos com o apoio da Federação de Esporte de MS, fortalecendo a integração com o sistema esportivo estadual. O resultado aparece na quadra e na sala de aula: mais autonomia, foco, trabalho em equipe, saúde mental e pertencimento, competências que revertem em ciência e compromisso social”, afirma. 

Atletas da UFMS conquistam medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros

O estudante de Fisioterapia do Instituto Integrado de Saúde (Inisa) Rodrigo Lima Braz conquistou o ouro no Karatê, na categoria Kata Sênior Masculino. Ele já havia participado do JUBs em 2023, quando foi campeão, e em 2024, quando conquistou o bronze.

“O nível da competição este ano estava bem mais forte comparado aos outros anos. Acredito que o nível vai aumentando em todas as modalidades porque o evento vai se tornando mais conhecido e mais atletas participam a cada ano. Isso é muito bom, porque assim podemos competir com atletas que fazem parte, por exemplo, de Seleção Brasileira, já representaram o país, representam o estado em competições nacionais, então é muito bom competir com atletas de alto nível, que se dedicam bastante para o esporte”, analisou. 

Sobre a vitória, o estudante diz ter sido especial, pois já buscava ser bicampeão. “Também tem sempre um gosto a mais, porque o JUBs é no final do ano, em período de provas, então temos de nos dedicar ainda mais para conciliar os treinos e os estudos ao mesmo tempo. Ganhar uma medalha em meio a essas dificuldades acaba sendo especial, você vê o fruto do esforço, da tua dedicação, o que você abdicou para estar ali”, explicou. 

Atletas da UFMS conquistam medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros

O estudante de Educação Física da Faculdade de Educação Felipe Clarindo Oliveira da Silva e a estudante do Instituto de Matemática Agatha Gabrielly Barbosa Machado conquistaram o ouro na categoria dupla mista no tiro com arco. 

Agatha conta que se surpreendeu com a quantidade de competidores, uma vez que foi o primeiro ano do esporte na competição. “Foi uma experiência incrível que espero vivenciar outra vez nos próximos anos”, afirmou. Sobre a conquista do ouro em dupla e também da prata na categoria individual, ela diz que ambas foram emocionantes e significativas. “A gente sempre almeja o melhor. Eu estava bem mais confiante na dupla mista do que no individual. Fiquei muito feliz com meu desempenho e espero melhorar cada vez mais”, disse.

Felipe competiu pela primeira vez e gostou muito do evento e da interação entre os atletas. “Já imaginava que pudéssemos conseguir o pódio por conta dos anos de experiência e competições juntos, mas não imaginava que seria em primeiro lugar. Fiquei muito contente e muito orgulhoso de mim e da minha dupla, pelo tempo que viemos trabalhando para isso. Atendemos ao que nos foi confiado e voltamos com medalhas, honrando nosso Estado e nossa Instituição”, declarou. 

Além destas três medalhas de ouro e da medalha de prata, a UFMS esteve no pódio mais cinco vezes, com a prata da estudante Maria Clara Ribeiro Schmidt, do curso de Fisioterapia do Inisa, e o bronze dos estudantes Julia Vitória Gutierrez dos Santos, do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas, e João Pedro de Souza Machini, do curso de Tecnologia de Ciência dos Dados da Agência de Educação Digital e a Distância, no jiu-jitsu; o bronze do estudante Marciel Martinez Gonçalves, do curso de Fisioterapia do Inisa, no wrestling; e o bronze do estudante Arthur Penna Ayres, do curso de Jornalismo da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, no taekwondo.

A delegação da UFMS foi composta por 45 atletas, nas modalidades acadêmico, judô, taekwondo, xadrez, karatê, natação, cheerleading, wrestling, jiu-jitsu, tiro com arco e voleibol. A ida dos estudantes da Universidade à competição foi viabilizada com recursos da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul e da UFMS, por meio de emenda parlamentar da senadora Soraya Thronicke. Mais informações estão disponíveis neste link.

Fale com a Redação