19.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 29 de outubro, 2025
spot_img

UBS’s passam a emitir autorizações para a retirada de absorventes gratuitos

Em Mato Grosso do Sul, o Programa Dignidade Menstrual atendeu mais de 4,5 mil mulheres em 2024, com 365 mil absorventes entregues e investimento de R$ 182,2 mil aplicado. São 431 farmácias credenciadas para distribuir os absorventes gratuitamente em 70 municípios.

A partir desta terça-feira (28), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão começar a emitir autorizações para a retirada de absorventes, algo que só era possível por meio do aplicativo Meu SUS Digital. A retirada dos absorventes continua sendo realizada nas farmácias credenciadas ao programa Farmácia Popular.

A autorização poderá ser impressa ou gerada presencialmente por qualquer profissional de saúde da UBS, incluindo Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O documento terá validade de 180 dias e dá direito a 40 unidades de absorventes, suficientes para dois ciclos menstruais (56 dias).

Adolescentes de 12 a 16 anos passam a poder retirar os absorventes sem a necessidade de acompanhamento dos pais ou responsáveis. Podem participar pessoas menstruantes, com idades entre 10 e 49 anos, inscritas no CadÚnico com renda mensal de até R$ 218 por pessoa, ou estudantes de baixa renda da rede pública, ou pessoas em situação de rua.

Fale com a Redação