22.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 30 de outubro, 2025
spot_img

Operação contra exploração sexual infantojuvenil cumpre mandado em Três Lagoas

Deflagrada nessa quinta-feira (30), a Operação Escudo de São Miguel I cumpriu um mandado de busca e apreensão em Três Lagoas contra uma pessoa investigada por abuso sexual infantojuvenil praticados pela internet.

Segundo a Polícia Federal, responsável pela apuração, uma pessoa foi presa em flagrante por estar armazenando cenas de abuso infantojuvenil em dispositivos eletrônicos.

Os equipamentos foram apreendidos e serão submetidos à perícia. A identidade do autor e o endereço onde o mandado foi cumprido não foram divulgados.

Orientação de segurança

A PF ainda alertou aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais.

“Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção”, orienta.

Os responsáveis também devem estar atentos as mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco.

“É igualmente importante ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda”, complementa a nota.

“A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas”, finaliza a PF.

Fale com a Redação