Até parece filme de terror, mas não é uma obra de ficção, pelo contrário, é o realismo puro de Campo Grande celebrando o Dia de Halloween, que acontece nesta sexta-feira (31). O fato é que cerca de 100 escorpiões foram encontrados no quintal de uma residência pelos técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
O vídeo foi publicado no perfil oficial do órgão municipal, mas não divulgou em qual bairro o achado ocorreu. As poucas informações apontam que o flagrante foi durante uma ação de dedetização. Os animais peçonhentos foram capturados e mortos.
”Esses aracnídeos peçonhentos buscam abrigo e alimento. A presença de tantos deles é um sinal de que o ambiente está ideal para a proliferação, e o risco de acidentes, especialmente com crianças e pets, é altíssimo”, alerta o CCZ.
Como blindar sua casa contra escorpiões?
A publicação também trouxe dicas de prevenção, que passa por um conjunto de ações. Além de manter o quintal limpo (removendo entulhos, madeiras, lixo e aparando a vegetação) e controlar as baratas (principal alimento deles), é VITAL criar barreiras físicas para impedir a entrada:
🟢 Vede Portas e Janelas: Instale vedadores de borracha (veda-portas) nas soleiras, garantindo que não haja frestas por onde o escorpião possa rastejar (eles precisam de pouquíssimo espaço!).
🟢 Atenção Total aos Ralos: Utilize telas de metal, micro telas ou dispositivos “abre-e-fecha” em todos os ralos de banheiro, áreas de serviço, pias e tanques. A rede de esgoto é uma das principais vias de acesso!
🟢 Feche as Rachaduras: Vede qualquer fresta, rachadura ou buraco nas paredes, forros, rodapés e assoalhos. Esses são esconderijos e pontos de passagem.
🟢 Caixas de Inspeção e Esgoto: Mantenha as caixas de gordura e de esgoto muito bem vedadas e tampadas.
🟢 Revisão de Itens Pessoais: Crie o hábito de sacudir sapatos e roupas antes de usar, especialmente se estiverem guardados em locais escuros e úmidos.
🚨 Encontrou um Escorpião? Não corra riscos!
A identificação correta da espécie é crucial para avaliar o risco e saber como agir, mas evitar acidentes é o mais importante.
➡️ Entre em contato para maiores orientações sobre barreiras físicas e identificação de espécies:
☎️ 3313 – 5000 ou 2020 – 1796
📱 Mensagens Via WhatsApp: 2020-1796











