O programa de prevenção da Cassems leva palestras teóricas e práticas para orientar casais que passam pelo período da gestação
17/04/2019 08h40
Por: Assessoria Cassems
O programa foi criado em 2011 e tem como objetivo proporcionar atenção, esclarecimentos e instruções para o casal sobre o desenvolvimento saudável do bebê desde o útero. Os cursos também buscam prevenir os principais problemas que possam aparecer por meio de palestras e aulas práticas com profissionais das áreas relacionadas à saúde do bebê e da mãe.
Para a médica anestesista Amani Mancini, os casais costumam ter receio da anestesia e, se tiverem mais informações, a escolha é feita com mais segurança. “Sempre que surge uma dúvida, o casal deve sanar com quem seja especialista. Buscando a resposta na Internet, encontram-se informações amplas e gerais, e quando se vai em um profissional, é uma resposta individualizada. O que está na Internet é o que é mais frequente, mas pode ser o que não é mais adequado para aquela gestante”.
A obstetra Kamille Said, especialista em Medicina Fetal, palestrou para os casais sobre os cuidados durante o pré-natal e a importância da pré-concepção, ou seja, os preparos para receber o bebê. “Na palestra, vamos solucionar várias questões nas quais as pacientes tem dúvidas, sobre os cuidados psicológicos, emocionais e mudanças físicas para se preparar para o parto. Queremos um parto que seja humanizado e a mulher seja a protagonista do próprio dele”.
A médica generalista Louise Caroline Zangari abordou os cuidados com os recém-nascidos ainda na sala de parto que são fundamentais para a sua saúde nos primeiros meses de vida e fruto de muitas dúvidas dos pais. “Tudo isso faz com que a gente atenda o bebê com qualidade e humanização no atendimento. Também, falamos sobre a importância do aleitamento materno e dos testes de triagem neonatais. Os pais tiveram várias dúvidas neste sentido”.
A Cassems também oferece aulas de hidroginástica para mulheres gestantes. A educadora física Sandra Pereira ressalta a importância da prática de exercícios para contribuir com a saúde das gestantes e do bebê neste período. “É muito importante que elas façam as aulas de hidroginástica para evitar o inchaço, tirar as dores e levar mais um conforto para elas neste momento que solicita a atenção nessa área. Elas vão se sentir mais leves, vai melhorar o sono e o inchaço. Em um computo geral, vai melhorar na hora do parto. Também, farei um alongamento prévio para elas sentirem a diferença”.
Além das palestras teóricas, os participantes também recebem orientações de maneira prática, como o primeiro aleitamento e o banho. Com a utilização de uma boneca e objetos de banho, a enfermeira Karen Leoni conversou com os casais sobre os cuidados com o bebê durante os primeiros meses com dicas para desmistificar algumas questões e oferecer dicas para tornar esse momento mais prático. “Viemos trazer informações para as mães sobre os cuidados com o bebê e o aleitamento. Sabemos que os bebês e os pais estão em período de reconhecimento e existem muitas dúvidas. Isso é importante para ajudar o casal a ter mais agilidade com o filho”.
A terapeuta Craniosacral, Sonia Menabreaz, oferece aos casais um momento de silenciamento e reflexão com a terapia, uma técnica manual que utiliza o sistema craniosacral para aliviar dores e disfunções. De acordo com ela, a prática oferece diversos benefícios se realizada durante a gestação. “Ter um momento de conexão e compartilhamento com outras pessoas é importante, pois nos damos conta de que está tudo bem. E quando relaxamos neste sentido, tudo flui melhor. Essas terapias em que trabalho, a meditação e Craniosacral ajudam com a conexão dos próprios sentimentos”.





















