30.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 12 de novembro, 2025
spot_img

Câmara CG e Senai/Fiems realizam formatura de profissionais qualificados pelo ‘Pronto Pro Trabalho’

A Câmara Municipal de Campo Grande realiza na próxima quarta-feira (19), às 19h, a entrega dos certificados aos primeiros formandos do projeto Pronto Pro Trabalho, lançado em junho deste ano em parceria com o Senai/Fiems. São 449 trabalhadores que concluíram os cursos de panificação e confeitaria, segurança alimentar, logística, refrigeração, manutenção e marcenaria, ofertados gratuitamente nas vagas encaminhadas pela Casa de Leis. Até o fim do ano, o Pronto Pro Trabalho terá capacitado 1,5 mil profissionais para o mercado de trabalho.

O programa foi criado com o objetivo de preparar o campo-grandense para o mercado de trabalho, oferecendo qualificação prática e direcionada às demandas das empresas locais. Desde o lançamento, o projeto já atraiu centenas de pessoas interessadas em aprimorar suas habilidades e conquistar novas oportunidades de emprego. Entre julho e novembro foram realizados formadas 35 turmas do Pronto Pro Trabalho, compostas por alunos com idade entre 16 até 78 anos. Muitos já asseguraram emprego com a nova qualificação.

Câmara CG e Senai/Fiems realizam formatura de profissionais qualificados pelo ‘Pronto Pro Trabalho’O presidente da Câmara Municipal, vereador Epaminondas Vicente Neto, o Papy, destacou que a iniciativa representa uma ação concreta do Legislativo em prol da sociedade. “O Pronto Pro Trabalho nasceu do propósito de sair do campo do discurso e gerar impacto real na vida das pessoas. A Câmara tem o papel de legislar e fiscalizar, mas também de promover oportunidades. Ao qualificar trabalhadores, estamos contribuindo para que cheguem ao mercado mais preparados, com chances de crescimento e com reflexos diretos na qualidade dos serviços prestados em Campo Grande”, afirmou Papy.

O diretor-regional do Senai, Rodolpho Mangialardo, ressaltou o alcance social do projeto e o compromisso da instituição em garantir que os formandos estejam prontos para ingressar no mercado. “A gente vai encaminhar para as vagas da Funtrab, da Funsat ou para as indústrias dentro do Senai e da Fiems, já encaminhando para a entrevista de emprego. Estamos com essa estratégia para tentar suprir a necessidade do preenchimento das vagas de mão de obra”, explicou.

Câmara CG e Senai/Fiems realizam formatura de profissionais qualificados pelo ‘Pronto Pro Trabalho’O presidente da Fiems, Sérgio Longen, já havia destacado, no lançamento do programa, a importância dessa parceria para enfrentar o chamado “apagão de mão de obra” que afeta o setor produtivo, que hoje conta com cerca de 25 mil vagas abertas nas indústrias do Estado. “Hoje temos milhares de vagas abertas e dificuldade em preencher essas posições por falta de qualificação. Por isso, estamos trabalhando com parcerias em projetos como o Pronto Pro Trabalho”, afirmou Longen.

A maior procura foi na área de panificação e confeitaria. Teve até uma edição especial para quem desejava aprender a fazer sobremesas de Natal, além de chocotones e panetones para venda neste período.

Inscreva-se – Com o avanço do programa, novas turmas estão sendo organizadas em diversas áreas profissionais, ampliando o alcance da iniciativa e consolidando o papel da Câmara Municipal de Campo Grande como agente de transformação social e de fortalecimento da economia local.
Quem tiver interesse em se matricular em um dos cursos ofertados pelo Programa Pronto Pro Trabalho pode se cadastrar pelo link https://sistemafiems.ms.senai.br/pronto-pro-trabalho

Fale com a Redação