Em comemoração ao mês do Pantanal, o podcast Campo em Prosa, produzido pelo Sistema Famasul, estreia uma série especial dedicada ao bioma mais emblemático de Mato Grosso do Sul. A proposta é dar voz a quem vive o Pantanal de dentro, valorizando sua cultura, sua gente e a relação única entre o homem e a natureza.
O episódio de abertura traz como convidado Leonardo de Barros, produtor rural e empresário pantaneiro, pioneiro na comercialização de carne orgânica certificada. Descendente de uma família tradicional da região, ele representa a geração de pessoas que nasceram e cresceram no bioma, e que ajudam a preservar não apenas o ambiente, mas também a identidade cultural pantaneira.
“O pantaneiro é uma sociedade em si próprio. Independente do município que faz parte da planície em que o cidadão nasceu, você pergunta de onde é e ele responde ‘sou pantaneiro”. Porque na verdade o umbigo da nossa gente está enterrado na planície pantaneira”, comenta Barros durante a conversa.
Assista ao episódio completo:
No bate-papo, conduzido pelo superintendente do Senar/MS Lucas Galvan, o convidado reflete sobre a origem do povo pantaneiro, a miscigenação de povos que formou sua cultura e o papel da pecuária como atividade que mantém o equilíbrio entre produção e preservação. Ele também relembra o legado dos escritores Manoel e Abílio de Barros, destacando uma frase marcante do pai. “O maior desastre ecológico do Pantanal acontecerá quando faltar o homem pantaneiro.”
A partir dessa reflexão, o episódio convida o público a olhar para o Pantanal além do que, muitas vezes, é disseminado de maneira distorcida, apresentado como uma região em destruição ou um paraíso natural que não depende do homem para se manter preservado. Mas como um território vivo, habitado por pessoas que mantêm tradições seculares e práticas sustentáveis que garantem a conservação do bioma.
Quem acompanha a conversa é inserido em histórias que só pantaneiros podem contar e vivenciar, como a vaca véia do seu Estácio, e as lágrimas pelo sucesso do tio poeta.
O programa também apresenta a trajetória da BioCarnes Pantanal, marca criada por Leonardo de Barros, que leva ao mercado carnes orgânicas e sustentáveis, produzidas no próprio bioma, com respeito à natureza e à comunidade local. A iniciativa é um exemplo de como o desenvolvimento econômico pode caminhar lado a lado com a preservação ambiental e a valorização cultural.
Entre lembranças, histórias e provocações, o episódio inaugura uma série que vai aprofundar temas como educação, saúde, turismo, ciência e cultura no Pantanal, sempre com a presença de quem faz parte da vida real dessa região.











