21.8 C
Campo Grande
sábado, 15 de novembro, 2025
spot_img

Flamengo tenta assumir ponta, e Santos x Palmeiras movimentam sábado de pressão

Em cenários opostos, cariocas disputam liderança enquanto clássico na Vila Belmiro pode definir futuro no Z-4

O sábado (15) promete fortes emoções no Brasileirão com dois jogos atrasados que podem redesenhar a ponta da tabela e mexer diretamente na briga contra o rebaixamento. Flamengo, Palmeiras e Santos entram em campo pressionados por objetivos distintos — liderança, manutenção no topo e sobrevivência na Série A.

Na Arena Pernambuco, o Flamengo enfrenta o já rebaixado Sport em duelo da 12ª rodada que pode colocar o Rubro-Negro na liderança do campeonato. Com 68 pontos, a equipe de Filipe Luís está empatada com o Palmeiras e precisa vencer e torcer por um tropeço do rival diante do Santos para assumir a ponta. Até um empate pode ser útil caso o Verdão seja derrotado na Vila Belmiro.

O Sport, por outro lado, vive um cenário de crise profunda. Lanterna com apenas 17 pontos, o time não vence há dez jogos, soma cinco derrotas seguidas e teve a saída anunciada do presidente Yuri Romão, que deixará o comando do clube. O técnico interino César Lucena também enfrenta uma série de desfalques: Pedro Augusto e Igor Cariús seguem lesionados; Zé Lucas está com a seleção sub-17; e o artilheiro Derik foi afastado após indisciplina. Mais de dez jogadores estão pendurados, aumentando o risco de baixas na reta final.

No Flamengo, a lista de ausências também é ampla: onze jogadores estão fora entre convocados e lesionados. Arrascaeta, Viña, Varela, Danilo, Carrascal, Alex Sandro e Plata defendem suas seleções; enquanto Pedro, Allan, Léo Ortiz e Jorginho seguem em recuperação médica. De La Cruz deve ser poupado por desgaste.

A boa notícia é o retorno de Bruno Henrique, absolvido pelo STJD e liberado para o jogo. A provável escalação rubro-negra tem Rossi; Emerson Royal; João Victor (ou Cleiton); Léo Pereira; Ayrton Lucas; Pulgar; Saúl; Luiz Araújo; Bruno Henrique; Cebolinha e Samuel Lino.

O confronto, que ocorre justamente no dia em que o Flamengo celebra 130 anos, ganha contornos simbólicos para uma equipe que tenta coroar o aniversário com a liderança da Série A.


Santos e Palmeiras fazem clássico crucial na luta por objetivos opostos

Flamengo tenta assumir ponta, e Santos x Palmeiras movimentam sábado de pressão
No último encontro, o Palmeiras venceu o Santos por 2 a 0 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Enquanto o Flamengo entra em campo em Pernambuco, a Vila Belmiro recebe — também neste sábado — um clássico carregado de tensão entre Santos e Palmeiras em jogo atrasado da 13ª rodada.

O Santos, com 33 pontos e na 17ª posição, não vence há cinco partidas e vê no duelo a chance de sair da zona de rebaixamento. Uma vitória coloca a equipe acima do Vitória, desde que o rival baiano não pontue mais nesta rodada. O técnico Juan Pablo Vojvoda treinou o time com mudanças forçadas: Alexis Duarte está com a seleção paraguaia e Luan Peres segue protocolo de concussão. Neymar, principal nome, está confirmado e soma 25 partidas e sete gols no retorno ao clube.

A preparação teve clima de mobilização, com torcidas organizadas acompanhando parte das atividades. O provável Santos terá Gabriel Brazão; Igor Vinicius; Zé Ivaldo (ou Frías); Luan Peres e Souza; Willian Arão; Zé Rafael e Victor Hugo (ou Bontempo); Barreal; Neymar e Robinho Jr. (ou Guilherme).

Do outro lado, o Palmeiras tenta manter a liderança mesmo com uma lista extensa de desfalques — que chega a 12 jogadores. Gustavo Gómez e Ramón Sosa (Paraguai), Piquerez, Emiliano Martínez e Facundo Torres (Uruguai), Flaco López (Argentina), Vitor Roque (Brasil), além dos suspensos Andreas Pereira e Allan, estão fora. Weverton, Lucas Evangelista e Paulinho seguem no departamento médico. O clube ainda trabalha para regularizar Flaco López a tempo.

Abel Ferreira deve montar um time com várias mudanças: Carlos Miguel; Khellven; Murilo; Micael e Jefté; Bruno Fuchs; Aníbal Moreno; Felipe Anderson e Mauricio; Raphael Veiga e Bruno Rodrigues.

O clássico ocorre menos de dez dias após o último encontro, quando o Palmeiras venceu o Santos por 2 a 0 no Allianz Parque. Agora, porém, o contexto é diferente — e a pressão, maior para ambos.


Rodada pode mudar o campeonato

Os dois jogos desta noite têm impacto direto:

  • Flamengo pode assumir a liderança se vencer e o Palmeiras tropeçar.
  • Palmeiras precisa vencer para se manter no topo e evitar pressão rubro-negra.
  • Santos busca sair do Z-4 e terá apoio da torcida para tentar reagir.

Com três gigantes vivendo momentos decisivos na temporada, a noite de sábado promete ser uma das mais quentes do Brasileirão.

Fale com a Redação