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segunda-feira, 17 de novembro, 2025
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Governo federal passa a notificar usuários do Gov.br sobre vencimento de passaportes

Usuários do portal Gov.br começaram a receber mensagens sobre o vencimento de passaportes, em uma iniciativa do governo federal em parceria com a Polícia Federal (PF), deste última quarta-feira (12).

As notificações serão enviadas em três momentos: oito meses antes do vencimento, três meses antes da expiração e, por fim, quando o documento estiver vencido. A comunicação será feita por meio da Caixa Postal Gov.Br, e usuários do aplicativo da plataforma receberão alerta no celular sempre que uma nova mensagem for disponibilizada.

Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a expectativa é que, em 2026, mais de 1,9 milhão de pessoas sejam notificadas sobre a necessidade de renovação do passaporte.

A secretária-adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti, destacou que a iniciativa integra o esforço do governo em “construir um serviço público personalizado para cada pessoa”, facilitando o planejamento do cidadão e evitando transtornos em viagens internacionais.

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, reforçou que o sistema digital aproxima o governo da população e simplifica a vida dos cidadãos: “Com as notificações de vencimento do passaporte pelo Gov.br, fortalecemos a confiança na instituição e aumentamos a eficiência dos serviços públicos”.

Para acessar as mensagens, os usuários devem possuir conta Prata ou Ouro no Gov.br. Mais informações estão disponíveis em gov.br/conta ou pelo atendimento em gov.br/atendimento.

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