25.8 C
Campo Grande
terça-feira, 18 de novembro, 2025
spot_img

Bira solicita melhoria na drenagem pluvial em via do Bairro Centro América, em Corumbá

A realização de estudo técnico para correção de ponto de drenagem pluvial na Rua Rui Barbosa, trecho entre as ruas Riachuelo e Barão de Melgaço, no Bairro Centro América, é o que está reivindicando o presidente da Câmara Municipal, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho, Bira, como forma de eliminar problemas de alagamentos que estão ocorrendo no local.

O pedido foi direcionado à secretária Jossiely Godoi da Silva, de Infraestrutura e Serviços Públicos, por meio de uma indicação apresentada na sessão ordinária de ontem, segunda-feira, 17.

No documento ele pede que seja avaliada a necessidade de reposicionamento da boca de lobo ou implantação de nova estrutura de captação de águas pluviais, uma vez que a atual boca de lobo se encontra instalada no lado oposto ao ponto onde ocorre o acúmulo de água, o que tem ocasionado alagamentos recorrentes em dias de chuva.

Explicou que devido a esse problema, o trecho apresenta alagamentos crônicos, prejudicando a trafegabilidade de pedestres e veículos, aumentando o risco de acidentes, acelerando a deterioração do pavimento e favorecendo a proliferação de vetores.

“Diante desse cenário, a realização de estudo técnico é medida necessária e urgente para identificar a solução mais adequada, seja o reposicionamento, a correção do caimento da via, ou a instalação de nova estrutura de drenagem, visando assegurar o pleno funcionamento do sistema pluvial e melhorar as condições urbanas do bairro”, reforçou.

TRÂNSITO

À diretora da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (Agetrat), Mariana Ricco Ortiz, solicitou a realização de estudo técnico para implantação de redutor de velocidade no trecho da Rua Rui Barbosa, entre as ruas Riachuelo e Barão de Melgaço, no bairro Centro América, visando mais segurança em um trecho com tráfego intenso e a ocorrência de manobras perigosas por parte de condutores que transitam acima do limite recomendado para a via, o que tem sido motivo de reclamações de moradores, já que oferece riscos à integridade física de pedestres, ciclistas e demais usuários da via.

NO ANEL VIÁRIO

Bira cobrou melhor sinalização adequada das faixas elevadas de pedestres existentes no anel viário da cidade, BR – 262, visando mais segurança de trânsito em um trecho que corta a área urbana de Corumbá.

O pedido foi feito por meio de uma indicação dirigida ao superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Euro Nunes Varanis Junior. Explicou que preciso implantar sinalização vertical e horizontal para identificação das faixas elevadas especificamente no trecho compreendido entre as ruas Tenente Mendes e Ceará.

Disse que as faixas elevadas existentes no trecho não possuem sinalização vertical nem pintura horizontal adequada, o que dificulta sua visualização, especialmente no período noturno.

“A situação se agrava diante da ausência de iluminação pública na rodovia, aumentando o risco de acidentes e comprometendo a segurança de pedestres e condutores de veículos. A instalação da sinalização é medida n

Fale com a Redação