Incêndio gigantesco no meio do Pantanal mobiliza equipes do Prevfogo, Ibama e Corpo de Bombeiros

14
Frentes diferentes de fogo na região ultrapassam 8 km queimados em MS — Foto: PrevFogo

Brigadistas estão combatendo um enorme incêndio florestal no meio do Pantanal de Mato Grosso do Sul. Os trabalhos começaram na manhã da segunda-feira (23) e até o final da manhã desta quarta (26) ainda não tinha sido controlado.

As primeiras informações indicam que as chamas começaram próximo à estrada do Porto da Manga, em Corumbá, mas rapidamente se espalharam por conta do vento forte e clima seco da região.

Até agora, mais de 20 km de área já foi atingida. Atuam no local equipes do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Os brigadistas e militares estão revezando, chegando a combater o avanço do fogo até mesmo no período noturno, quando a visibilidade na floresta é baixa. Desde então, duas frentes do incêndio foram controladas, uma em direção à estrada e outra na área da Marinha.

Nesta quarta-feira, o foco principal é uma linha que segue em direção ao Porto da Manga, considerada a mais extensa e de difícil acesso. A região tem mata fechada, não possui fazendas próximas e apresenta grande dificuldade logística.

Cerca de 15 brigadistas atuam por vez, revezando com outro grupo de 15 a cada quatro horas. Na terça-feira, o Corpo de Bombeiros empenhou 10 militares na operação. As equipes contam com viaturas, drones e equipamentos completos de combate.