IFMS oferta 360 vagas gratuitas em cursos técnicos; prazo termina na segunda

9

Formações incluem Administração, Agricultura e Informática, com vagas para EJA e subsequentes no período noturno

Seguem abertas até amanhã, segunda-feira (1º), as inscrições para os processos seletivos de cursos técnicos gratuitos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Ao todo, são 360 vagas distribuídas em dois editais, com início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2026.

As oportunidades contemplam duas modalidades: cursos técnicos integrados ao ensino médio na EJA EPT (Educação de Jovens e Adultos) e cursos técnicos subsequentes ao ensino médio. As formações são ofertadas nos campi de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã, com opções como Administração, Agricultura, Marketing e Manutenção e Suporte em Informática.

Cursos para jovens e adultos

Os cursos da modalidade EJA EPT são voltados para pessoas com 18 anos ou mais que tenham concluído ou estejam concluindo o ensino fundamental até janeiro de 2026, período previsto para matrícula. As aulas são presenciais no turno noturno e permitem ao estudante cursar o ensino médio junto à formação técnica.

Cursos subsequentes

Já os cursos técnicos subsequentes são destinados a quem já finalizou o ensino médio. Também ofertados à noite, somam 120 vagas distribuídas em três campi do IFMS. Os editais nº 80/2025 (EJA EPT) e nº 81/2025 (subsequentes) estão disponíveis na Central de Seleção do instituto.

Sistema de cotas

Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram integralmente em escola pública — ensino fundamental para a EJA EPT e ensino médio para os subsequentes. Há ainda cotas para estudantes de baixa renda, além de pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Inscrições e seleção

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela Página do Candidato, na Central de Seleção. A escolha dos aprovados será realizada por sorteio eletrônico no dia 17 de dezembro. Nos cursos em que o número de inscritos for menor que o de vagas, todos os candidatos homologados serão chamados para matrícula, sem necessidade de seleção.

O resultado final será divulgado em 14 de janeiro, e as aulas começam em fevereiro de 2026.

Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail [email protected].