Pagamento inclui aposentados e pensionistas e segue calendário tradicional
O décimo terceiro salário dos servidores públicos municipais de Campo Grande, incluindo aposentados e pensionistas, foi depositado na quinta-feira (18) e já disponível para saque nesta sexta-feira (19). O pagamento ocorre dentro do prazo legal, que se encerra no dia 20 de dezembro, e garante o crédito do benefício antes do Natal.
O anúncio foi feito pela prefeita Adriane Lopes (PP) em vídeo publicado nas redes sociais. Na mensagem, ela reforçou que o pagamento segue o calendário tradicional da administração municipal. “Depositamos o 13º salário e estará disponível na conta dos servidores da Prefeitura, nesta sexta-feira. Que Deus os abençoe e um feliz Natal!”, disse.
A liberação do décimo terceiro confirma o compromisso da gestão municipal em manter os salários em dia, mesmo em um cenário de pressão sobre as finanças públicas e após a recente greve dos prestadores do transporte coletivo, que impactou a rotina da capital.
O pagamento também ocorre após debates na Câmara Municipal sobre a capacidade financeira do município para honrar as folhas salariais de dezembro, o 13º e os vencimentos de janeiro. À época, o presidente da Casa, vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), alertou que a execução orçamentária apertada poderia comprometer os pagamentos.
Dados do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) do 5º bimestre mostram que 99,94% da arrecadação anual do município foi consumida com despesas correntes, o que reduziu a margem para novos investimentos.
Apesar do cenário, o secretário-adjunto da Fazenda, Isaac José de Araújo, que responde interinamente pela pasta, já havia garantido que o calendário seria mantido. Em novembro, durante reunião com vereadores, ele afirmou que o pagamento não sofreria atraso. O anúncio da prefeita, no entanto, antecipou o crédito, trazendo mais segurança aos servidores neste fim de ano.
Nos últimos 12 meses, a Prefeitura de Campo Grande arrecadou R$ 6,307 bilhões e registrou despesas de R$ 6,303 bilhões, segundo dados oficiais. O cumprimento do calendário do 13º salário é apontado pela administração como reflexo do controle fiscal e da organização das contas públicas.













