Último dia da primavera é marcado com chuva em Campo Grande

27
(Foto: EnfoqueMS)

Inmet prevê temporais e alerta de perigo potencial para todo Mato Grosso do Sul

A chuva chegou a Campo Grande no início da tarde deste sábado (20) e mudou o cenário do último dia da primavera. O céu, que começou claro pela manhã, foi rapidamente encoberto por nuvens carregadas, e pancadas de chuva atingiram a região central e diversos bairros da capital sul-mato-grossense.

Segundo relatos de moradores, a chuva foi registrada em pontos como o Bairro Nova Lima, na região norte, o Parque dos Novos Estados, o Centro e o Maria Aparecida Pedrossian, na saída para Três Lagoas. Um leitor registrou chuva intensa na região da Avenida Ministro João Arinos, uma das vias mais movimentadas da cidade.

A instabilidade confirma o alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para Mato Grosso do Sul. O aviso prevê chuvas intensas entre 20 e 60 milímetros por dia, acompanhadas de ventos que podem chegar a 60 km/h. Para este sábado, um alerta amarelo — que indica perigo potencial — atinge 26 municípios das regiões Leste e Centro-Norte do estado, com possibilidade de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora.

Entre os riscos associados ao temporal estão alagamentos, quedas de galhos de árvores, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia. Para Campo Grande, a previsão indica mínima de 21°C e máxima de 30°C, com o tempo permanecendo nublado e possibilidade de novos temporais ao longo do dia.

No interior, estão em alerta cidades como Aquidauana, Coxim, Corumbá, Três Lagoas, Chapadão do Sul, Camapuã, Cassilândia, Costa Rica, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste e Paranaíba, além de outros municípios da região.

Para o domingo (21), o Inmet emitiu um novo alerta que abrange todas as cidades de Mato Grosso do Sul, válido até as 23h59. A previsão é de chuvas intensas de até 50 milímetros por dia e ventos de até 60 km/h.

A recomendação é que a população busque abrigo em locais seguros durante as tempestades, evite áreas alagadas e não utilize aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante os temporais.