Recesso administrativo altera funcionamento da Funtrab em MS; confira

26
(Foto: Funtrab)

Casas do Trabalhador do interior têm datas de fechamento e retorno diferentes

A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) divulgou o calendário de suspensão de atendimentos na Capital e no interior do Estado durante o recesso administrativo de fim de ano, conforme decreto do Governo de MS que define feriados e pontos facultativos de 2025 e 2026.

Em Campo Grande, a sede da Funtrab não terá atendimento ao público nos dias 31 de dezembro de 2025 e 1º e 2 de janeiro de 2026.

As unidades da Rede Fácil localizadas nos bairros Aero Rancho e Bosque dos Ipês terão um período maior de suspensão. Os locais já estão sem atendimentos desde o dia 22 de dezembro e seguem fechados até 4 de janeiro de 2026. A unidade Fácil Guaicurus segue com os atendimentos temporariamente suspensos por tempo indeterminado, sem previsão de retomada.

Durante os dias de fechamento, a Funtrab orienta que trabalhadores utilizem o aplicativo Carteira de Trabalho Digital para consultar vagas de emprego e acessar serviços relacionados ao Seguro-Desemprego.

Interior do estado

No interior, a Funtrab informou que as 34 Casas do Trabalhador terão datas de fechamento e retorno variadas, seguindo decretos publicados pelas prefeituras de cada município. Em geral, a suspensão dos atendimentos começou entre os dias 15 e 24 de dezembro de 2025, com retomada prevista entre 4 e 31 de janeiro de 2026.

Entre os municípios com maior período de interrupção estão Mundo Novo e Sonora, que tiveram atividades suspensas no último dia 19 de dezembro e segue fechado até 18 de janeiro. Em Itaquirai, o retorno está previsto apenas para o dia 31 de janeiro. Já cidades como Aquidauana, Eldorado, Ivinhema, Miranda e Nova Alvorada do Sul retomam o atendimento a partir de 11 de janeiro de 2026. Em polos regionais como Dourados, Corumbá, Maracaju e outros municípios, o retorno está programado para 5 de janeiro.

A Funtrab reforça que, durante o período de fechamento das Casas do Trabalhador, os serviços digitais continuam disponíveis por meio da Carteira de Trabalho Digital, acessível para smartphones com sistemas Android e iOS.

Vagas abertas em 2026

Mesmo com o recesso, o mercado de trabalho inicia 2026 aquecido em Mato Grosso do Sul. No primeiro dia útil do ano, em 5 de janeiro, a Funtrab disponibiliza 2.990 vagas de emprego em todo o estado, sendo 563 delas em Campo Grande. As oportunidades contemplam diferentes níveis de escolaridade e áreas de atuação, como comércio, serviços, indústria e setor administrativo.

As funções com maior número de vagas incluem atendente de lanchonete, costureira, auxiliar de linha de produção, servente de limpeza, açougueiro e mecânico. Há ainda 10 vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs) e uma oportunidade de estágio destinada a estudantes do ensino médio ou superior.

Na Capital, o atendimento aos candidatos ocorre na sede da Funtrab, na Rua 13 de Maio, nº 2.773, no Centro, das 7h30 às 17h. Para concorrer às vagas ou solicitar o Seguro-Desemprego, é necessário apresentar RG, CPF e Carteira de Trabalho. A lista completa de oportunidades pode ser consultada no site oficial da Funtrab ou nas Casas do Trabalhador do interior. A fundação destaca que as vagas são rotativas e podem ser preenchidas a qualquer momento, sem aviso prévio.