Verão se impõe em Campo Grande e no interior de MS com calor e risco de temporais

29
(Foto: EnfoqueMS)

Manhãs de sol e tardes instáveis marcam a previsão desta terça-feira (30) no estado

O penúltimo dia de 2025 deve terminar do mesmo jeito que começou: com cara de verão em Mato Grosso do Sul. A terça-feira (30) será marcada por calor, sensação de abafamento e aumento do risco de pancadas de chuva, principalmente a partir da tarde, quando o céu deve ganhar mais nuvens em várias regiões do estado.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as primeiras horas do dia começam com sol entre nuvens, mas o aquecimento ao longo da manhã, combinado com a alta umidade do ar, cria condições favoráveis para chuvas típicas de verão no período da tarde e da noite. Em alguns pontos, essas pancadas podem vir acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas.

Os ventos sopram predominantemente do quadrante norte, com velocidades entre 30 e 50 km/h, podendo ultrapassar esse limite de forma isolada, especialmente durante a ocorrência de temporais.

No sul do estado, no Cone-Sul e na região da Grande Dourados, as temperaturas ficam mais amenas no início do dia, com mínimas entre 21°C e 23°C, e máximas que variam de 29°C a 32°C. Já nas regiões Pantaneira e Sudoeste, o calor aparece com mais força: os termômetros devem marcar mínimas entre 23°C e 27°C e máximas que podem chegar a 36°C.

Nas regiões do Bolsão, Norte e Leste, a previsão indica mínimas entre 21°C e 25°C, enquanto as máximas oscilam de 31°C a 36°C. Em cidades como Paranaíba e Três Lagoas, o calor deve ser intenso ao longo do dia, com sensação térmica elevada.

Em Campo Grande, a capital sul-mato-grossense, o dia começa com mínima entre 22°C e 24°C e deve atingir máxima entre 29°C e 31°C. A combinação de calor e umidade mantém o alerta para chuvas isoladas, especialmente no fim da tarde, fechando o ano com o típico cenário climático do verão na região.