Ex-PM que escapou do Presídio Militar Estadual é capturado na casa do filho

15
Estabelecimento Penal Jair Ferreira De Carvalho, a Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande (Foto: Reprodução)

Foi preso nesta terça-feira (13) o ex-policial militar do Acre, de 63 anos, que escapou do Presídio Militar Estadual (PME) no último domingo (11). Ainda não há detalhes sobre como aconteceu a captura, consta apenas que foi achado escondido na casa do seu filho, situada na Rua Betoia, no bairro Jardim Canguru, em Campo Grande.

Ele utilizou uma escada artesanal, construída a partir do estrado da cama, colocada no muro dos fundos da unidade, para saltar e ganhar a liberdade. Naquele ponto não há câmeras de videomonitoramento e nenhum servidor, agente ou policial percebeu o sujeito pulando o muro. Somente na conferência da manhã de domingo constatou-se que o interno não estava mais na sua cela.

A Corregedoria-Geral investiga se houve a participação de servidores públicos que atuam no presídio como facilitadores da fuga. Em nota à imprensa, a direção do PME disse que reforçou a segurança local, adotando as medidas de praxe, como acionamento das outras forças de segurança, como a perícia e a Polícia Civil, bem como demais medidas administrativas necessárias.

Carreira criminosa em Campo Grande

Segundo consta, ele era soldado na Polícia Militar do Acre, mas acabou expulso em 2001 por furtar armas do próprio regimento. No ano seguinte, veio para Campo Grande, onde praticou dezenas de crime até ser preso em 2005. Na época, fingia ser funcionário de uma empresa de alarmes, enganando empregadas para entrar nas casas e furtar.

Em 19 de fevereiro de 2013 foi transferido para o semiaberto do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, de onde fugiu no dia 24 de fevereiro. Somente no dia 8 de abril de 2013 foi capturado novamente, após outra sequência de crimes em Campo Grande. Em uma, roubou um carro ao simular um teste drive com o vendedor, depois, assaltou residências nos bairros Jardim TV Morena e Carandá Bosque.

A prisão foi realizada pela Defurv (Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos) no bairro Jardim Monumento, durante uma abordagem de rotina. O ex-PM foi parado e, ao checar no sistema, os policiais civis descobriram que se tratava de um foragido do sistema prisional, fazendo a detenção no mesmo instante.