Policiais militares ambientais foram mobilizados para resgatar uma arara-canindé em Campo Grande. A ave caiu nas dependências do banheiro de uma fábrica localizada no bairro Vila Olinda e não conseguiu mais voar.
A data do ocorrido não foi confirmada pela PMA, que publicou o vídeo do resgate nessa quinta-feira (15) em sua rede social. Na operação, o animal silvestre foi retirado em segurança, colocada em um recipiente e levada ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres).
Ainda segundo a corporação, a ave não demonstrava estar ferida e, na avaliação inicial, é possível que estava aprendendo a voar e acabou caindo do ninho, se perdendo posteriormente. Ela passará por avaliação clínica e acompanhamento antes de ser devolvida à natureza.
A arara-canindé (Ara ararauna) é uma espécie característica do cerrado, de matas ciliares e florestas, conhecida por sua coloração marcante. Este período do ano coincide com o ciclo reprodutivo, em que é comum a presença de indivíduos jovens fora do ninho.
Por conta deste processo de desenvolvimento e aprendizado do voo, a PMA reforça que pode levá-los a aparecer em áreas urbanas. Caso ocorra, o telefone da corporação é o (67) 9984-5013 ou, em situações de emergência, ligue no 190.




















